Hoje não é dia de flores e bombons

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014
Hoje não é dia de parabéns, flores e bombons...
Nestes breves comentários pretende-se reavivar as cores fortes e não o rosa claro, que representa o Dia Internacional da Mulher.
Começando por uma distinção importante, se o sexo é biológico, o gênero é sociológico, posto que este é constituído por sentimento, comportamento e atitudes vinculadas ao sexo masculino ou feminino. A identidade degênero por sua vez, é a identificação com um sexo em particular, onde a adoção de um papel de gênero significa comportar-se como a sociedade amplamente reconhece ser o agir do homem ou da mulher. E aqui começa a longa jornada das mulheres ...
O papel tradicional da mulher como sendo mais fraca que o homem, menos capaz, ou sempre delicada, cordial, passiva e subordinada, mero objeto do desejomasculino é reforçado no imaginário feminino desde a infância, quando nas histórias infantis as princesas estão sempre à espera do homem, do príncipe encantado, forte e poderoso.
A reprodução de uma ideologia de gênero desigual começou a ser construída por volta de 4.300 a 4200 a.C., pelas sociedades antigas da velha Europa, porque antes disso, homens e mulheres eram mais ou menos iguais, a deusa dafertilidade e da criação tinha primazia e a linhagem de parentesco era pelo lado da família materna.
Para os construtivistas sociais, a desigualdade de gênero não é uma conseqüência natural de diferenças biológicas entre homens e mulheres, mas é derivada “de três circunstâncias histórico-sociais principais: o surgimento de guerras e conquistas de longa distância, o desenvolvimento da agricultura dearado e a atribuição das mulheres à esfera doméstica e dos homens à esfera pública durante o início da era industrial.”1
Essa ideologia da “natural” desigualdade de gênero construída pela sociedade e reproduzida pela mídia repercute de forma cruel na diferença de oportunidades de vida, de trabalho, de salários e da conivência com a violência. Conseqüentemente, às distorções das relações sociaisfundadas no gênero, somam-se as desigualdades de classe e, no Brasil, ainda de raça e etnia.
A perseguição pela igualdade de gênero remonta a Grécia antiga, segundo o livro Lisístrata de Aristófanes as mulheres fizeram greve de sexo pelo fim da guerra, as mulheres na França das revoluções lutaram lado a lado dos homens pela liberdade, igualdade e fraternidade, mas também pelo direito ao voto.Contudo, o período posterior a Revolução Industrial foi o de maior exploração e piores condições de labor, explodindo em protestos, em 08 de março de 1857, em uma fábrica têxtil de Nova York operárias protestaram contra as condições subumanas de trabalho e foram duramente reprimidas. Na Rússia em 8 de março 1917 as operárias protestaram por melhores condições de trabalho, mas foi a morte de 125tecelãs no incêndio de 1911 em Nova York, que marcou o imaginário coletivo e consagrou o dia 8 de março como o dia Internacional da Mulher.
Outras lutas se ergueram, por participação política, direito ao voto, que no Brasil foi conquistado em 1932 depois de muitas discussões, enquanto a Nova Zelândia inaugurou o voto feminino em 1893. Mas é na década de 60, com a segunda onda do movimento feministaque as mulheres reivindicaram outros papéis sociais além da maternidade, do lar e da família.
Em 1976 duas mil mulheres de países diferentes caminharam em procissão por Bruxelas alertando sobre a violência sofrida pelas mulheres e ainda em 2012 o Mapeamento de Homicídios de Mulheres no Brasil aponta o país no 7º lugar em todo o mundo, a Bahia como 6º Estado mais violento e Itabuna a 33ª e Ilhéusa 41ª cidades mais violentas do Brasil2, salientando que 70% dos assassinatos femininos são cometidos por seus maridos ou companheiros.
Assim, o papel de gênero das mulheres que encaparam essas reivindicações, nunca foi o papel tradicional que a sociedade lhes conferiu, elas se insurgiram e buscaram mais, assim como Maria Quitéria e sua reconhecida habilidade com as armas, ratificadora de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hoje em dia
  • hoje em dia
  • os dias de hoje
  • Nos dias de hoje
  • os dias de hoje
  • Hoje em dia
  • hoje em dia
  • O dia de hoje

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!