hoiu

911 palavras 4 páginas
Objetivo

Nosso objetivo é descobrir o pH de ácidos e bases e demonstrar que é possível fazer isso utilizando extrato de repolho roxo e outros materiais como: shampoo, sal, açúcar, vinagre, bicarbonato de sódio e água de lavanderia.

Justificativa

O pH é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será.
O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.
O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.
Os indicadores possuem a propriedade de mudar de cor conforme o caráter da substância, se for ácido ou básico.

Desenvolvimento

Ácidos são substâncias que têm certas propriedades em comum.
Bases (também denominadas álcalis) é outro grupo de substâncias com um jogo diferente de propriedades. Nas experiências, a seguir, você investigará algumas destas propriedades, utilizando material bastante comum em sua casa ou arredores. Além disso, você aprenderá como os químicos usam escalas de pH para descrever ácidos e bases.
Indicadores: A propriedade mais notável dos ácidos e bases é a habilidade deles para mudar a cor de certos vegetais. Um bem comum cuja cor responde à aplicação de ácidos e bases é o repolho roxo. O primeiro passo nesta experiência é preparar um extrato de repolho roxo, com o qual você poderá investigar estas mudanças de cores.
O que é o pH?
A cor obtida com o bicarbonato de sódio é diferente daquela obtida com o vinagre e também daquela obtida com a amônia. O extrato de repolho pode indicar se uma substância é alcalina (como o caso da água de lavadeira), se é ácida (como é o caso do vinagre). Pode também, pelo tom da cor, mostrar se um ácido ou base é mais forte do que outros.
Os

Relacionados

  • Pasta de estagio
    1671 palavras | 7 páginas
  • A tradição oral
    33467 palavras | 134 páginas
  • C
    155362 palavras | 622 páginas