Hobsbawn - Era dos Extremos

Páginas: 4 (879 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013
Hobsbawm vai iniciar o texto falando que o fato que mais chocou a Era da Catástrofe foi o colapso das instituições da civilização liberal, que havia sido baseada em valores como a desconfiança aditadura, compromisso com um governo constitucional, liberdade de expressão etc. Esses valores haviam proporcionado progresso durante todo o século e estavam destinados a avançar mais, antes de 1914 eracontestado apenas pela Igreja Católica e por outros poucos grupos.
As instituições da democracia liberal haviam avançado politicamente e o barbarismo ocorrido entre 1914-18 apenas apressou esseavanço, com exceção da Rússia todos os regimes que emergiram da Primeira Guerra eram basicamente parlamentaristas representativos eleitos.
Porem Hobsbawm vai atentar que nos 23 anos que separam ao inicioda “Marcha para Roma” de Mussolini e o auge do sucesso do Eixo na II Guerra Mundial vê-se uma retirada acelerada das instituições políticas liberais. Nas Américas haviam poucos estados independentesnão autoritários.
Pode-se dizer que durante o entre guerras houve no globo muitas movimentações às vezes para a direita e outras para a esquerda, rumo a regimes autoritários. O liberalismo fez umaretirada durante a Era das Catástrofes e esta se acelerou depois que Hitler se tornou chanceler.
O autor vai atentar para o fato que nesse período as ameaças às instituições liberais vinham apenas dadireita, e que apenas entre 1945-1989 essa ameaça veio do comunismo, a URSS depois da ascensão de Stalin não podia nem queria espalhar o comunismo, então o perigo vinha exclusivamente da direita, e éimportante lembrar que todas as forças que derrubaram os regimes liberais eram fascistas. Hobsbawm vai destacar os movimentos que segundo ele podem verdadeiramente ser chamados de fascistas. O primeirodeles seria o movimento que se deu na Itália, porem o autor vai destacar que sem o triunfo de Hitler o fascismo e a ascensão internacional da Alemanha o fascismo não teria se tornado um movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Hobsbawn
  • Fichamento
  • A Era dos Extremos- Capitulo 1 A Era da Guerra Total- Eric Hobsbawn
  • Hobsbawn
  • Hobsbawn
  • Hobsbawn
  • A era dos extremos
  • Hobsbawn

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!