HOBSBAWM, Eric J. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo.

Páginas: 4 (802 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014



Eric John Ernest Hobsbawm (Alexandria, 9 de junho de 1917 - Londres, 1 de outubro de 2012) foi um historiador marxistabritânico reconhecido como um importante nome da intelectualidadedo século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.
Um de seus interesses foi o desenvolvimento das tradições. Seu trabalho é um estudo da construção dessas tradiçõesno contexto do Estado-nação. Argumentou que muitas vezes as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações.

HOBSBAWM, Eric J.Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Pág 75-89.


RESENHA
A revolução industrial modificou o modo de viver das pessoas, destruindo antigos costumes e construindo novos estilos de vida.As classes que tiveram menores mudanças foram as que mais se beneficiaram com bens materiais. A aristocracia, proprietários de terras, quase não foram afetada pela industrialização, a sua dominaçãosocial, política. A revolução industrial se inseriu na estrutura de comercio, em proporção mundial, sendo econômica e socialmente as atividades e status dos mercadores eram parecidas. Embora tenhamudado a rotina de muitas pessoas transferindo o meio rural para o dos centros das cidades, trazendo consigo novos problemas para eles e para o país, não podemos dizer que desorganizou a sociedade.Existem diferenças entre uma sociedade industrial e uma pré-industrial, na industrial a mão de obra é paga em dinheiro paga pelo trabalho do chamado proletariado. Já na pré-industrial é formado porfamílias possuidoras de propriedades agrícolas cujo salário suplementa algum acesso ao meio de produção.
O trabalho industrial aplica uma rotina, diferentemente da pré-industrial que depende de diversosfatores como o tempo, causando uma irregularidade. A indústria traz uma regularidade mecanizada em que o tempo se conta em segundos.
A cidade urbana remeteu a sociedade a um ambiente com poluição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hobsbawm Da revolução industrial inglesa ao imperialismo
  • Revolução Industrial Inglesa
  • Revolução Industrial e Eric Hobsbawm
  • Revolução industrial
  • Da revolução industrial inglesa ao imperialismo
  • Da revolução Industrial Inglesa ao imperialismo
  • Da revolução industrial inglesa ao imperialismo
  • Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!