Hobsbawm, eric. a era dos impérios.

Páginas: 4 (937 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2012
Resenha de HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios. (Capítulo III). In: A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1988. pp.88-123.
Eric J. Hobsbawm inicia o capítulo que concede nomeao livro fundamentando a razão de tal denominação. O espaço temporal enfatizado, 1875-1914, segundo o mesmo pode ter este título não somente por introduzir um novo formato de imperialismo, masigualmente deter um número considerável de governantes que se consideravam imperadores de fato ou simplesmente merecedores desta condição.
Curiosidades a parte, o autor adentra nas questões mais relevantesnos parágrafos seguintes, assim Hobsbawm objetiva vislumbrar as reais motivações que conduziram um grupo de países europeus (juntamente com EUA e Japão, ainda que em proporções mais modestas) a imporsua supremacia bélica e econômica retalhando o globo em divisões por áreas de influência, submetendo os mais diferentes povos e localidades as suas aspirações.
Primeiramente, o texto registra o queespecificamente constituiu a divisão implementada por este conjunto de certa forma restrito de países europeus e seus “discípulos” oriental e norte-americano. No período acima mencionado, o mundo, comexceção da América e do próprio continente europeu, fora dividido por Inglaterra, França, e em segunda escala, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, EUA e Japão. Estes efetivaram uma nova forma dedominação, sobretudo sobre as extensões de impérios decadentes como no caso do espanhol e o português, apesar deste último ter mantido algumas extensões consideráveis devido à impossibilidade de acordo entreas potências de como proceder na respectiva partilha.
A dominação construída variava de região a região, os continentes Africano, Asiático e Americano protagonizaram distintas formas de dependência.Enquanto a África sofreu uma completa divisão territorial, com exceções extremamente restritas, como o caso da Etiópia, que se manteve “independente”; a Ásia conservou de maneira formal extensas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eric hobsbawm
  • 1875 – 1914: As transformações políticas e econômicas na Europa no livro “A Era dos Impérios” de Eric...
  • Eric hobsbawm
  • A era das revoluções, eric hobsbawm
  • Nacionalismo e Modernidade em Eric Hobsbawm
  • FICHAMENTO HOBSBAWM, Eric. A Era Das Revoluções 
  • Guerra fria – eric hobsbawm
  • Sobre História

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!