hnhfxn

1094 palavras 5 páginas
Nome: Laura Batista da Cruz nº28 7º ano D

Trabalho sobre Pantanal

São Paulo
2014

Pantanal Características Gerais
O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, é um dos maiores ecossistemas preservados, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, sendo que 83% de sua planície estão em excelentes condições de conservação e abrigam várias espécies de mamíferos e aves. Suas inundações anuais e a baixa fertilidade dos solos são as principais razões de sua preservação.
Apresenta diversos tipos de florestas estacionais, várias gamas de vegetação, solo, relevo, a alternância do ciclo das águas e o clima, proporcionam um ambiente favorável à produção alimentar. São 670 espécies de aves, 242 de peixes, 110 de mamíferos e 50 de répteis, além de 1,5 mil espécies vegetais.
A principal atividade econômica da região está ligada à pecuária e em seguida pela pesca. A pecuária é facilitada na região pela grande quantidade de pastos e pela água levemente salgada. A pesca é facilitada por causa dos pesqueiros esportivos que buscam lazer pescando pintado, dourado, pacu, jaú e tucunaré.

Fauna
A fauna pantaneira é muito rica. Há 650 espécies de aves (no Brasil inteiro estão catalogadas cerca de 1800). A mais espetacular é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção. Há ainda tuiuiús (a ave símbolo do Pantanal),tucanos, periquitos, garças-brancas, beija-flores (os menores chegam a pesar dois gramas), socós (espécie de garça de coloração castanha), jaçanãs, emas, seriemas, papagaios, colhereiros, gaviões, carcarás e curicacas.
No Pantanal já foram catalogadas mais de 1.100 espécies de borboletas. Contam-se mais de 124 espécies de mamíferos, sendo os principais a onça-pintada (atinge a 1,2 m de comprimento, 0,85 cm de altura e pesa até 150 kg), capivara,lobinho, veado-campeiro, veado-catingueiro, lobo-guará, macaco-prego,

Relacionados