hnfaria

1269 palavras 6 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

NOME
Haroldo Nunes Faria
RA 9896545921

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

1. Introdução: É notório o crescimento da população urbana, nas cidades brasileiras. É, também, flagrante a derrota que nos é imposta pelos problemas urbanos, principalmente, o saneamento básico (lixo). O problema do lixo vem assumindo proporções alarmantes, notadamente, em relação ao destino final:
Escasseiam os locais para vazadouro;

As comunidades, cada vez mais, aumentam seus protestos contra a instalação de novos depósitos que, inevitavelmente, quase sempre trazem transtornos às suas moradias, tais como: odores desagradáveis e, principalmente, as doenças decorrentes dos gases poluentes;

Desvalorização dos imóveis com a consequente redução da arrecadação dos tributos relativa às áreas circunvizinhas; e outros de ordem ecológica – proliferação de micro e macro vetores nocivos, contaminação das águas, etc.; e

Torna-se mais agravante quando, nas instalações de novos depósitos, nem sempre são seguidas as normas e técnicas de engenharia sanitária. Mesmo quando há a instalação de aterros sanitários, a técnica inerente não satisfaz completamente aos objetivos ecológicos, uma vez que sempre há percolação do chorume e a produção de gás metano é inevitável, ainda que seja captado para aproveitamento energético. Associe-se a estas observações o custo para o erário público municipal, como verba sem qualquer retorno para a população.

Sabemos que a grande quantidade de lixo produzido nas grandes cidades e nas Regiões Metropolitanas vem

Relacionados