hjsdjffnfbgbujgngçr

2815 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TATIANE PORTELA FERNANDES DE LIMA

GOVERNANÇA CORPORATIVA
Um novo modelo de gestão em empresas familiares

SÃO PAULO

2015
TATIANE PORTELA FERNANDES DE LIMA

Governança Corporativa
Um novo modelo de gestão em empresas familiares

Monografia da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu, como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Professor: Antônio Carlos Datte.

SÃO PAULO
2015
1. INTRODUÇÃO

Segundo o IBGC, Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade. A Governança Corporativa estabelece a relação entre a família, o patrimônio e a empresa. É nesta relação da família com a instituição, definindo a sua política de desenvolvimento, os interesses da propriedade e os interesses da empresa, que a empresa familiar pode se diferenciar para o sucesso, pois são essas relações que vão definir a longevidade da família e da empresa e seus objetivos de longo prazo. A Governança Corporativa está relacionada à gestão de uma organização, sua relação com os acionistas e demais partes interessadas: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, etc. Sua essência está baseada em mecanismos de solução para o conflito da agência, decorrente da assimetria informacional e conflito de interesses entre as partes envolvidas.
A maneira como uma empresa é controlada e administrada é capaz de revelar quais são os seus pontos positivos e negativos e,

Relacionados