hjkkl

565 palavras 3 páginas
Estruturas Organizacionais Modernas
Posted on 29/02/2012 by BLOG PEGG 4 Votes

Vamos continuar nosso papo sobre estruturas organizacionais? Hoje vou falar sobre as estruturas modernas.
ESTRUTURA COM BASE NA FUNÇÃO

Fonte Imagem: Blog PEGG (Adaptado de CURY, Antonio, 2009, p.239)
… podemos conceituar a estrutura com base em função como aquela que as atividades análogas, interdependentes, que se encadeiam num propósito dominante da empresa, são agrupada num órgão especifico constituindo a grande unidade setorial da instituição. (CURY A., 2009, P.237)
Este tipo de estrutura tende a ser inadequado quando a empresa diversifica tanto em produto quanto em mercados. As principais características são:
Unidimensional baseada exclusivamente na função principal; Baseada na especialização da função principal; Objetivo permanente, exigindo um ambiente estável; Longo prazo, produção repetitiva em grandes quantidades.
As principais vantagens: Centralização de recursos similares a cada função; Solidificação da especialização em cada unidade organizacional; Perspectiva de carreira para profissionais; Uniformidade de normas e procedimentos; Permite alta qualidade nos produtos desde que o ambiente seja estável.
As principais desvantagens: Surgimento de Conflitos por recursos disponíveis Ênfase na própria especialidade em detrimento dos objetivos dos projetos/produtos; Quando a direção se torna mais exigente, visando aos projetos gera falta de motivação, ressentimentos tornando a organização lenta. Inflexível Inaplicável em ambiente instável; Centralização; Não favorece a cooperação interdepartamental.
ESTRUTURA DIVISIONAL

Fonte Imagem: Blog PEGG (Adaptado de CURY, Antonio, 2009, p.245)
Com as dificuldades enfrentadas pelas organizações que utilizavam a estrutura com base em função, surgiu a estrutura divisional, que nada mais é que divisão da estrutura em unidades orgânicas de maior flexibilidade organizacional. Neste tipo de

Relacionados