hjkhjkhjk

989 palavras 4 páginas
Distribuição de Renda

O conceito de Distribuição de renda segundo o site infoescola:
“faz referência à forma como a receita obtida por um país ou região é distribuída entre sua população local, por meio de um ganho salarial maior disponível à maior porcentagem possível da população.” 1
Isso é a forma como a renda é distribuída entre a população de um determinado país ou uma determinada região. Atualmente temos muitos problemas quanto à distribuição de renda, um deles é que nem todos os meios de produção estão espalhados uniformemente pelo país pode haver lugares que possui esses fatores de produção mais concentrados. Um exemplo disso encontra-se na produção agrícola, podemos dizer que nem todo o território do país possui um terreno fértil para a produção de alimentos fazendo com que apenas algumas áreas serem produtíveis.
Para uma maior compreensão da distribuição de renda abrangeremos mais três assuntos fundamentais pra o seu entendimento, são eles, a distribuição inter-regional de renda, renda Per capita, distribuição funcional da renda, ambos estudaremos a seguir.

Distribuição inter-regional de renda

A distribuição inter-regional de renda e a forma que a renda de um país é distribuída entre os fatores de produção, trabalho e capital em um determinado período de tempo. O que ocorre no Brasil quanto a Distribuição inter-regional de renda e a desigualdade nós temos segunda pior distribuição de renda no ranking da OCDE atualmente o coeficiente GINI (que mede a desigualdade de renda) é de 0,34. Abaixo segue a lista de cada estado brasileiro e a sua posição no ranking.

Desigualdade de acordo com Índice GINI

Estado
Total
Rondônia
0,465
Acre
0,492
Amazonas
0,469
Roraima
0,503
Pará
0,507
Amapá
0,468
Tocantins
0,507
Maranhão
0,545
Piauí
0,55
Ceará
0,523
Rio Grande do Norte
0,528
Paraíba
0,532
Pernambuco
0,464
Alagoas
0,467
Sergipe
0,53
Bahia
0,534
Minas Gerais
0,476
Espírito Santo
0,487
Rio de

Relacionados