hjijkç

604 palavras 3 páginas
Curso: TGPIC
Refª: 640107342

Data de inicio:
ÁREA DE COMPETÊNCIA CHAVE / UNIDADE DE COMPETÊNCIA/ NUCLEO GERADOR
CLC 7

Trabalho elaborado por:
Marco Pirata
Marco Horta
Carlos Bolrão Trabalho elaborado
Controvérsias Públicas

O que é o Aborto ?
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.

Tipos de Aborto
Aborto Espontâneo
Aborto espontâneo, involuntário ou casual, é a expulsão não intencional de um embrião ou feto antes de 20-22 semanas de idade gestacional. Uma gravidez que termina antes de 37 semanas de idade gestacional que resulta em um recém-nascido vivo é conhecida como parto prematuro ou pré-termo. Quando um feto morre no interior do útero após a viabilidade, ou durante o parto, geralmente é chamado de nado-morto.
Aborto Induzido
É o aborto causado por uma ação humana deliberada. Ocorre pela ingestão de medicamentos ou por métodos mecânicos. A ética deste tipo de abortamento é fortemente contestada em muitos países do mundo mas é reconhecida como uma prática legal em outros locais do mundo, sendo inclusive em alguns totalmente coberta pelo sistema público de saúde. Os dois pólos desta discussão passam por definir quando o feto ou embrião se torna humano ou vivo (se na conceção, no nascimento ou num ponto intermediário) e na primazia do direito da mulher grávida sobre o direito do feto ou embrião.

Tipos de Aborto Induzido
Aborto Farmacológico
Também conhecido como aborto médico, químico ou não-cirúrgico, é o aborto induzido por administração de fármacos que provocam a interrupção da gravidez e a expulsão do embrião. O aborto farmacológico é aplicável apenas no primeiro

Relacionados