hjhnghnghng

848 palavras 4 páginas
Questionário 01
1°) Ao iniciar o trabalho, após o apito da fabrica. Como você entende que o trabalhador pode sentir algo diferente?
R= Os operários entram na fabrica, onde há relógios de ponto e maquinam enormes. Um apito soa, a o encarregado liga as maquinas num painel cheio de alavancas. De seu escritório, enquanto monta um quebra-cabeça ou passa o olho em um jornal, o dono da fabrica vigia tudo através de um monitor. Ao acionar um dispositivo, o encarregado pode vê-lo num telão e ouvir suas ordens. Vemos agora operários trabalhando em cadeia: É uma linha de montagem. Os movimentos dos homens são rápidos e repetitivos, ritmados e precisos, como se sua corpos também fossem maquinas. Não sabemos o que eles estão produzindo – será que eles sabem? -, mas o certo é que não podem parar. O “rebanho” trabalha e a produção segue a contento.
2°) Cite fatos que aconteceram no desenvolvimento industrial que contribuíram para o desemprego?
R= As inovações tecnológicas sem duvidas tiveram um importante papel no desenvolvimento industrial que contribuíram para o desemprego social.
3°) Fale alguma coisa sobre a cultura da mandioca pelos apurinã ?
R= A mandioca tem uma grande importância cultural na base alimentar para o povo Apurinã. No interior da comunidade cada família tem sua roça. Como são distantes da aldeia, em certos períodos as famílias chegam a transferir sua morada para lá.
A lida com a mandioca se inicia na estação seca, quando os homens Apurinã preparam o terreno da roça, fazem a limpeza e queimam, conforme o sistema de coivara. O plantio é uma atividade que envolve toda família: enquanto o homem abre as covas para, junto com um filho, irem enterrando a maniva (caule de mandioca que serve de muda), a mãe vai cobrindo as covas com terra.
Quando as raízes estão crescidas, são arrancadas da terra pelos homens, que já separam as manivas para o próximo plantio. São eles que levam a produção de mandioca para a aldeia, onde fica a Casa de Farinha, local onde

Relacionados