hjgjhghjgjh

1081 palavras 5 páginas
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP’S
Aula prática realizada no Laboratório de Sementes 04/09/2014

Breno Coelho¹, Hugo Menezes¹, Jaqueline Serra¹, Laise Orlandi², Léia Saúde¹, Riane Marques¹, Scarlat Cruz¹, Silvana Souza¹

¹- Alunos de graduação em Farmácia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas
²- Professora da disciplina Química Analítica

RESUMO

Foram realizadas obtenção do valor de pH através do Metódo Papel de Tornasso em algumas substâncias dadas e também para que classificassemos tais substâncias entre ácidas, neutras ou básicas a partir do resultado obitido. Em seguida fizemos 4 experimentos de preparo de soluções que consistiu basicamente em adicionar um dado soluto em um recipiente com um solvente ambos de medidas conforme indicada no Procedimento Operacional Padrão. Assim podemos analisar se particularmente cada solução apresentou corpo de fundo ou se houve alguma alteração física ou química depois da mistura.

1. INTRODUÇÃO
O pH significa potencial Hidrogeniônico, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas (ou básicas) entre 7 e 14.
A maneira mais simples de apresentarmos solução é definido-a como qualquer substância que em sua mistura obetemos um dado composto homogêneo (não apresenta fases ou corpo de fundo) ou que sua dispersão varie de de 0 á 1 nm que difere essa mistura de uma suspensão ou colóide.
A importância do seu estudo é que muitas substâncias que usamos são solidas (como no caso dos sais) o que temos é que há uma absorção rápida do soluto e imediatamente os íons se dissociam.
Uma particularidade desses é que não podemos separar o soluto por solvente por meio de filtração por exemplo só por destilação

Relacionados