hjgbnbnmbnmn

451 palavras 2 páginas
Análise e entendimento
5º Existe alguma relação entre os ‘’fatos admiráveis’’ que analisamos na primeira parte deste capítulo e as dúvidas em que vivia Sócrates?
Resposta: Sim, de fato. Mas Sócrates pôs em dúvida todos esses ‘’fatos admiráveis’’. A maioria das pessoas acreditavam conhecer essas coisas, se dizendo ‘’donos da verdade’’, entretanto Sócrates não, ele admitia a sua ignorância e procurava aprender mais sobre as coisas a partir do diálogo.

6º Qual era o grande saber que Sócrates admitia ter? Qual era seu grande mérito?
Resposta: Seu grande saber seria esse, o formular questões, para que as pessoas, por si mesmas, trouxessem à luz a verdade sobre inúmeros temas cotidianos.

7º Por que Sócrates chamava de maiêutica seu método de perguntar?
Respostas: Sócrates comenta, por diversas vezes, que teria herdado a profissão de sua mãe, que era parteira. Denominava, por essa razão, o seu método, a sua arte, por esse nome ‘’maiêutica’’, que no grego significa ‘’a arte do parto’’, a obstetrícia. E como Sócrates faz diversas perguntas ao seu interlocutor, ajudando-o ao mesmo tempo a trazer à luz a verdade, seu diálogo recebeu esse nome.

8º Explique o caráter progressivo e a necessidade de prática constante do método socrático.
Resposta: É importante não deixar de seguir o método socrático, abandoná-lo pode ser, de fato, um perigo. Mesmo quando já alcançamos um extenso conhecimento, ainda assim, é importante manter essa prática por toda a vida, para não cairmos nos mesmos erros novamente.

9º Em que sentido a pessoa que filosofa deve estar preparada para enfrentar a dor e outras dificuldades de percurso?
Resposta: A pessoa que filosofa deve estar preparada para as dores do percurso, já que estará constantemente descobrindo coisas. E nessa busca do conhecimento e ampliação da consciência, vemos pela primeira vez o que nunca tínhamos visto antes, descobrimos que estávamos enganados o tempo inteiro, daí surgem as dores e as dificuldades, algo que pode

Relacionados