hjddf

Páginas: 3 (725 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
POLIALELIA
01. (Cesgranrio-RJ) Em coelhos, conhecem-se aIelos para a cor do pêlo: C (selvagem), cch (chinchila), ch (Himalaia) e ca (albino). A ordem de dominância de um gene sobre outro ou outrosé a mesma em que foram citados. Cruzando-se dois coelhos varias vezes, foram obtidas varias ninhadas. Ao final de alguns anos, a soma dos descendentes deu 101 coelhos himalaias e 99 coelhos albinos.Quais os genótipos dos coelhos cruzantes?


02. (Fuvest-SP) No coelho há uma série de quatro alelos que determinam a cor da pelagem. Quantos desses alelos devem estar presentes em cada coelho?Explique.


03. (EFOA-MG) A cor do pelo em coelhos depende de uma serie de alelos múltiplos: C, cch, cc, e ca, responsáveis, respectivamente, pelas pelagens selvagem (aguti), chinchila, himalaia eAlbina. A relação de dominância entre eles é C > cch > cc >ca. Um criador colocou uma fêmea himalaia e dois machos chinchilas, de genótipos diferentes, em uma mesma gaiola. Depois de um certo tempo,nasceram 8 coelhinhos, sendo 4 chinchilas, 2 himalaias e 2 albinos. Com base nesses dados, responda:
a) Qual o genótipo da fêmea himalaia e do macho chinchila que a fertilizou?

b) Qual o resultadofenotípico esperado se a mesma fêmea himalaia cruzar com outro macho chinchila e nascerem outros 8 coelhinhos?


04. Considerando-se um locus gênico que apresenta cinco tipos de alelos alternativos(alelos múltiplos), quantos tipos de genótipos diferentes podem ocorrer em uma população diplóide?


05. (UFMG) Em coelho, os alelos C, ch e ca condicionam, respectivamente, pelagem do tipo selvagem, dotipo himalaio e do tipo albino. C é dominante sobre ch e ch é dominante sobre ca. Do cruzamento Chca x Ch ca, nasceram 120 coelhinhos. Quantos devemos esperar que sejam machos himalaios


06.Quando um caráter depende de um par de alelos (A e a), há três genótipos possíveis: AA, Aa e aa. Se houver três alelos (A1, A2 e A3), haverá seis genótipos possíveis: A1A1, A1A2, A1A3, A2A2, A2A3,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!