hitologia pancreas

283 palavras 2 páginas
HISTOLOGIA
O pâncreas é uma glândula mista exócrina e endócrina, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago.
O Pâncreas é uma glândula composta acinosa, exclusivamente serosa. Nota-se também a ausência de ducto estriado, contando com a presença apenas dos ductos intercalar e excretor. O Ducto intercalar adentra os ácinos, podendo ser notada células mais claras dentro destes.
O pâncreas exócrino produz enzimas digestivas, em estruturas reunidas denominadas ácinos. Os ácinos pancreáticos estão ligados através de finos condutos, por onde sua secreção é levada até um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digestão.
O pâncreas endócrino secreta os hormônios insulina e glucagon. Ele se encontra dentro da parte exócrina, formando ilhotas. Constituído por unidades funcionais denominadas Ilhotas de Langerhans, as quais apresentam-se sob a forma de aglomerados arredondados de células imersos no tecido pancreático exócrino. Cada ilhota é constituída por células poligonais ou arredondadas, por entre as quais existe rica rede capilar fenestrada. Possui quatro tipos celulares: > Células alfa = sintetizam e acumulam glucagon, um hormônio hiperglicemiante. > Células beta= produtoras de insulina, > Células delta= produzem somatostatina, que é fator inibidor de liberação de insulina e glucagon. > Células Pp= produzem o polipeptídeo pancreático que tem efeitos no aparelho gastrintestinal. JUNQUEIRA L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica.

FISIOLOGIA O Pâncreas fica situado profundamente no abdome, envolvido parcialmente pelo duodeno. É chamado de glândula mista porque, além de auxiliar na digestão dos alimentos, também produz hormônios que regulam a quantidade de glicose no sangue.

Relacionados