Hitler e a crise da raça

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Hitler e a crise da raça

Em novembro de 1923, na tentativa fracassada de golpe de estado de Adolf Hitler, morreram 16 nazistas, mas apenas um integrante do alto círculo do Partido Nazista. Esse homem era Ludwig Maximilian Erwin, um alemão Báltico que combateu ao lado dos contra-revolucionários na Revolução Russa e transferiu-se para a Alemanha em 1918. Diante da influência intelectual dessehomem, Alfred Rosenberg, seu companheiro de emigração, escreveu o livro O mito do século XX. Este livro sofreu influencia também da obra As fundações do século XIX, do inglês germanófilo Houston Stewart Chamberlain.
Os europeus, fonte da civilização ocidental, pertenceriam a um único grande tronco racial, o dos arianos, o mais avançado entre todos. O eixo principal desse tronco era constituídopelos povos nórdicos ou germânicos, que resgataram a civilização clássica pela destruição do Império Romano, submetido ao domínio dos judeus e outros não europeus. O “racismo cientifico” do século XIX transfigurava-se no nacionalismo racista do século XX, que encontraria uma expressão completa e extremada na Alemanha nazista.
Chamberlain acreditava que os troncos raciais eram gerados por uma misturade raças originais. Os judeus derivariam do cruzamento pouco viável do verdadeiro semita, o árabe beduíno, com o hitita ou sírio, portanto eram considerados mestiços - um conceito paralelo ao do cão vira-lata. Essa miscigenação teria resultado na reunião dos piores traços do primeiro, como o “nariz judaico” e a atração pela usura, e dos segundos, como a inclinação anti-intelectual.
A obra deChamberlain ganhou muitos elogios, mas também foi criticado pelo ex-presidente americano Theodore Roosevel. Ele concordava com na superioridade da raça branca, mas ridicularizou a ideologia germanista.
Rosemberg acreditava que somente as raças possuíam alma, e que a miscigenação do ariano com outras raças provocaria a corrupção do sangue.
O racismo de Rosenberg promoveu a teoria nórdica segundo aqual o eixo da “raça ariana” era constituído por povos nórdicos: germânicos, britânicos, escandinavos, holandeses e bálticos. Os negros e os judeus ocupariam os lugares mais baixos da pirâmide das raças.
Heinrich Himmler, um burocrata fanático e o chefe todo-poderoso da SS, supervisionou o sistema de campos de concentração e de extermínio. Himmler sempre tinha junto de si a Bhagavad Gita, umaescritura ariana em sancrito extraída do épico hindu Mahabharata. O texto ancestral permitia-lhe colocar-se na posição do herói Arjuna e, assim, conduzir sem remorsos ou culpa a operação do Holocausto. Na sua ordem de idéias, o extermínio dos judeus era um componente crucial desse empreendimento eugênico amparado em razões místicas.
Hitler deixava explicito sua posição: “Estrangeiros talvez digam queo Estado nos criou. Não! Nós somos o Estado! Não seguimos as ordens de nenhum poder terreno, mas apenas as de Deus, que criou o povo alemão! De nós depende o Estado!”. Já Mussolini dizia que “não é o povo que faz o Estado, mas o Estado que faz o povo”
Hitler conflitava as instituições criadas pela modernidade - entre elas, o Estado, para ele a “raça ariana” nunca ficou muito clara. Ele faziauma nítida separação de Volk e raça, para ele raça é um componente de sangue, e Volk seria um composto de vários núcleos raciais. Hitler foi sobretudo um nacionalista extremado – o mais fanático entre todos eles.
O ódio nutria o pensamento de Hitler e ele usou esse ódio como instrumento de poder político. E ele odiava, acima de tudo e todos, os judeus.
A tradição antissemita converteu os judeus narepresentação da usura e do cosmopolitismo, o que gerava uma “incapacidade” de construir uma verdadeira nação. Mas o ódio hitlerista aos judeus decorria principalmente da derrota alemã de 1918.
A rendição na Primeira Guerra Mundial conduzira Hitler ao caminho da política. Na sua concepção, as tarefas nacionais prioritárias eram a superação do trauma da derrota e a restauração do orgulho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEXTOS RESENHAS: RAÇA E POVO
  • Hitler
  • Hitler
  • hitler
  • Hitler
  • Hitler
  • Hitler
  • Hitler

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!