Hisória da Medicina - Hospitais de Manaus

3715 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
MEDICINA

HOSPITAIS E CLÍNICAS EM MANAUS

MANAUS - 2013

ANA RITA PEIXOTO
RODRIGO SALVADOR
SAMUEL MARTINS
WERNER BRENON CASTRO
YASMIN FERMIN

HOSPITAIS E CLÍNICAS EM MANAUS

Relatório apresentado na Disciplina Introdução à Medicina e História da Medicina, no curso de Medicina, na Universidade do Estado do Amazonas.

Orientador: Professor Doutor João Bosco Botelho

MANAUS – 2013
Introdução

Os Hospitais e as Clínicas em toda sua história buscaram se adaptar às mudanças de funções através da prestação de serviços de assistência quando o aumento da população e a intensificação do trafégo demonstraram a necessidade de proteção coletiva. É importante saber a história de alguns desses hospitais e clínicas na cidade de Manaus ao logo dos anos e sua contribuição de uma forma geral para toda a sociedade.

Relatório

Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado FMT-HVD
Em 1970, dois professores da recém criada Faculdade de Medicina do Amazonas, Heitor Dourado e Carlos Borborema, apoiados por um grupo de estudantes, deram início a uma instituição destinada exclusivamente ao diagnóstico e tratamento das Doenças Tropicais no Amazonas. Denominada inicialmente de Clínica de Doenças Tropicais. Ela funcionou alguns meses com 8 leitos em um anexo construído inicialmente para ser a lavanderia do Hospital Getúlio Vargas.
Meses depois, a clínica foi transferida para o pavilhão superior daquele hospital, onde passou a funcionar com 4 enfermarias de 8 leitos cada. Quatro anos depois, a pequena clínica atingia outras proporções, mudava-se de endereço e de nome. Já na nova instalação com 1.600 metros quadrados, na Av. Pedro Teixeira, Dom Pedro I, adquiriu a nova razão social, denominando-se Hospital de Moléstias Tropicais, com capacidade para 60 leitos.
Em 1979, subiu mais um degrau, transformando-se em Instituto

Relacionados