Histório do bairro Caminito - BA - Argentina

590 palavras 3 páginas
Caminito – Como passou de um bairro popular para uma rua-museu.

Caminito é um bairro de trajeto sinuoso. Isto se deve porque fluía ali um canal o qual desaguava no Riachuelo,e que devia cruzar-se com uma pequena ponte, devido a qual este trecho do bairro era chamado de Puntin, que quer dizer precisamente "ponte pequena". Logo circulou ali um bonde portuário, até 1920. Uma vez cessado, a via se converteu num caminho natural, conhecida no bairro como La Curva.2 que foi deteriorando-se como depósito de lixo.
La Boca, o bairro onde fica esta região de Caminito, foi o primeiro porto que a cidade teve, se transformou em um bairro de marinheiros. Portanto, uma região de imigrantes, predominantemente genoveses, chegados entre 1880 e 1930. O terreno era baixo e alagadiço e por esse motivo as casas eram de madeira, construídas sobre pilotes.
A origem das cores diversas está relaciona às sobras de tintas que os marinheiros traziam para as suas casas. Como não havia dinheiro suficiente para comprar tinta e a quantidade era escassa para pintar toda a casa de uma mesma cor, se aproveitava até a última gota da tinta que conseguiam. As casas acabavam sendo pintadas de várias cores, cada janela de uma cor diferente, a porta de outra cor e as paredes de várias cores. Reza a lenda, que algumas casas foram feitas com restos de containers trazidos no navio, e por isto também a diversidade de cores. O que importa realmente, é que este colorido dos imigrantes trouxe inspiração ao pintor Benito Quinquela Martín. O artista capturou a vivacidade do lugar e levou á suas obras que ficaram muito conhecidas na Argentina e no mundo, trazendo pela primeira vez um caráter cultural ao local, que até então tinha uma rica cultura, porém anônima. Em 1950 o pintor, juntamente com um grupo de vizinhos decidiram recuperar o local, e em 1959, devido á esta atitude, foi convertido oficialmente em uma “rua museu”
“Um bom dia me veio a ideia de converter este pardieiro em uma rua alegre.

Relacionados

  • Buenos aires
    6682 palavras | 27 páginas