Histórico da Logístca e Comércio

1436 palavras 6 páginas
LOGÍSTICA - HISTÓRICO
Este material destina-se às disciplinas de Introdução à Logística e Logística, Distribuição e Transporte
Internacional. Trata-se de um resumo que visa apresentar um breve histórico da evolução da logística no período da pré-história ao pós-guerra.
Primórdios
Pode-se dizer que o ser humano sempre teve a necessidade de transportar bens de consumo, ferramentas, pessoas e mantimentos. Desde a pré-história, nossos antepassados que viviam como nômades viajavam longas distâncias em busca de água, alimento e/ou clima mais agradável, movidos pelas forças da natureza.
Com a descoberta da agricultura, o homem passou a fixar-se em determinada área e a produzir nela o que necessitava para viver. Entretanto, a natureza ainda limitava a variedade de alimentos disponível para consumo, de modo que nossos antepassados eram obrigados a transportar bens para trocar por outros de que necessitavam.
A guerra também foi um grande fator de estímulo para as estratégias de transporte de mantimentos, armamento e munições. Apesar de a logística, como conhecemos hoje, ter uma história relativamente recente, tendo surgido durante as grandes mundiais e desenvolvido-se no período posterior a elas, podese destacar alguns pontos de interesse para a logística ao longo da história.
Em parte da era medieval, os feudos representavam a unidade produtiva básica de boa parte da
Europa. Os feudos eram caracterizados por uma ampla área cultivada por camponeses e por uma área fortificada ocupada por um senhor “nobre” e seu staff militar. O medo de invasões bárbaras estava na base deste sistema, com o nobre prometendo proteção aos camponeses em caso de ataque. Os camponeses, em contrapartida, entregariam ao Senhor uma parte de sua produção, além de pagarem
“taxas” para o uso de estruturas comunitárias, como moinhos, fornos, etc. Deste modo, o senhor feudal conseguia acumular um excedente de produção que era comercializado com outros feudos na base do
escambo

Relacionados

  • Trabalho
    22904 palavras | 92 páginas
  • Monografia finança e logística
    21330 palavras | 86 páginas