História e Cultuta dos Afrodescendentes

1250 palavras 5 páginas
HISTÓRIA E CULTURA DOS AFRODESCENDENTES

1. O motivo que os trouxe aqui.
2. A travessia do atlântico.
3. O comercio de escravos.
4. O trabalho escravo.
5. As fugas e suicídios.
6. Quilombos.
7. Movimento abolicionista.
8. Lei Áurea.
9. As culturas.
10. Lutas pelos direitos.

1.Chegaram ao Brasil na época colonial, os afrodescendentes foram trazidos pelos portugueses, interessados na mão de obra escrava, esses povos seriam os braços da empresa colonial, com o objetivo de produzir bens pela exploração do meio natural, nas produções de mercadorias com grande demanda como o açúcar, algodão, tabaco entre outras. Seria através da força do trabalho escravo, a mão de obra barata, com a intenção de garantir a produção em grande quantidade para exportação que gerariam lucros e iriam acumular riquezas pela metrópole. O tráfico negreiro também favoreceu acumulo de capital pelas metrópoles que realizavam esse comércio.

2.Transportavam os escravos da África para o Brasil em navios, chamados de tumbeiros, pois no trajeto, metade dos viajantes morriam devido às péssimas condições, conseguiam embarcar em média quinhentos africanos por viagem, que duravam até três meses. Eles ficavam em porões, passavam quase todo o tempo acorrentados, tinham o corpo marcado a ferro quente com as iniciais ou símbolos dos proprietários, havia falta de água, alimento e espaço para locomoção. No inicio do século XIX as condições das embarcações melhoraram um pouco, passaram a contar com a presença de um cirurgião-barbeiro, de capelães, de uma botica, além da separação entre homens e mulheres.

3.Quando os escravos chegavam em terras brasileiras, eram levados até a alfândega para ser feita uma listagem com os dados sobre o carregamento, depois eram levados para estabelecimentos comerciais, onde seriam vendidos, eram definidos como mercadoria, os preços variavam conforme as condições físicas, habilidades profissionais, a idade, a procedência, os

Relacionados