história nacional da doença trabalho esquisostomose

399 palavras 2 páginas
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Modelo Processual ( história natural da doença descreve o processo pré - patogênico e patogênico)

1. Pré – patogênico
Agente etiológico : Schistosoma mansoni
Hospedeiro: Intermediário – caramujo de água doce Definitivo – Homem
Ambiente: vetor( caramujo de água doce) ; áreas ribeirinhas, e outro locais que possuem água doce.
Condições de saneamento básico: na falta desse fator, as pessoas sujeitam a liberar seus dejetos em locais inapropriados, podendo escoar para rios, e contaminar assim o ambiente e as pessoas.

2. Patogênico
Transmissão – ocorre por penetração ativa das cercárias na pele mucosa; frequentemente nos pés e pernas devido ficarem mais em contato com a água contaminada ; luz solar e calor mais intenso (10-16h) são vistas em maior quantidade e atividade
A evolução da doença se dá por duas fases :
Fase pré-postural: 10-30 dias após infecção; pacientes assintomáticos e outros que reclamam de mal-estar, com ou sem febre, tosse, dores musculares, desconforto abdominal e um quadro de hepatite aguda.
Fase postural: aparece 50º dia e dura 120 dias após infecção; ocorre a eliminação de ovos, principalmente na parede do intestino e fígado, provocando a formação de granulomas, podendo apresentar mal-estar, febre alta, emagrecimento, hepatoesplenomegalia e linfadenomegalia.
É um doença que possui cura, no entanto o paciente pode viver com esse parasita dentro do organismo por muito anos, em média 20 – 30 anos, após isso, o organismo fica debilitado podendo causar morte, pois esse parasita é de vasos sanguíneos, comprometendo o sistema porta do paciente. 3 . Prevenção - PRIMÁRIA
Tratamento parasitário
Saneamento básico
Educação sanitária
Combate aos caramujos transmissores
Produtos cercaricidas de uso tópico
Orientação da população quanto às formas de transmissão

SECUNDÁRIA
Oxamnique: 15mg/kg

Relacionados

  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas