HISTÓRIA DOS CONCEITOS E TEORIA POLÍTICA E SOCIAL por Marcelo Gantus Jasmin

721 palavras 3 páginas
HISTÓRIA DOS CONCEITOS E TEORIA
POLÍTICA E SOCIAL: referências preliminares
Gantus Jasmin Marcelo. HISTÓRIA DOS CONCEITOS E TEORIA POLÍTICA E SOCIAL: referências preliminares. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Vol. 20 nº. 57 fevereiro/2005 A obra trata-se apresentar o debate que tenha se desenvolvido nos últimos trinta anos sobre a maneira de tratar a historiografia entre duas vertentes do campo sendo entre o contextualismo lingüístico de Quentin Skinner, representada pela Escola de Cambridge e Reinhart Koselleck não representando nenhuma escola ou pensamento, mas apenas sua ideia inovadora de a história dos conceitos (Begriffsgeschichte). A abordagem proposto por Skinner é uma severa critica contra o anacronismo que é quando o sentido inicial dos autores é manipulado, isso geralmente acontece com obras antigas colocados em contextos contemporâneos em que resultado em uma completamente diferente do que quando foi inscrito:
“Resulta também que o objeto da análise historiográfica é deslocado da idéia para o autor, do conteúdo abstrato da doutrina para a ação ou performance concreta do ator.”
(Gantus Jasmin Marcelo. HISTÓRIA DOS CONCEITOS E TEORIA POLÍTICA E SOCIAL: referências preliminares. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Vol. 20 nº. 57 fevereiro/2005.P.28) As páginas introdutórias do artigo se dedicam essencialmente para essa questão do Skinner que é o debate contemporâneo acerca da historia do pensamento político e social onde ele defende que a noção do contexto ou seja um contexto linguístico onde é preciso construir historicamente o texto para entender seu sentido original. Ele tenta aponta que a linguagem é essencial para entender o contexto histórico e que os riscos de incompreensão são perigosos e que as relações gramaticais permitem vários sentidos e sublinguagens que só pode ser entendido na época quando foi escrito: “Para Skinner um grau (bastante) elevado de erudição e consciência históricas é capaz de controlar a imputação de

Relacionados

  • Porque pensamento e não teoria?
    16571 palavras | 67 páginas
  • Filosofia política moderna
    181335 palavras | 726 páginas
  • Filosofia Política Moderna
    196346 palavras | 786 páginas