História do Tchoukball e História do Slackline

1317 palavras 6 páginas
História do Tchoukball
O tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, um eminente médico suíço, nascido na cidade de Genebra, que durante toda sua carreira cuidou de inúmeros atletas que se contundiam na prática de esporte. Os estudos do Dr. Brandt sobre Tchoukball começaram no início dos anos 60 e resultou de uma pesquisa crítica e científica dos esportes de equipe mais populares.
A partir de seus estudos, o Dr. Brandt constatou que as lesões ou os traumatismos dos atletas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indivíduo e às numerosas formas de agressões presentes em alguns esportes. Sua análise reforçou esta inquietude quanto ao valor educativo dos esportes modernos que, segundo ele, não podem fundamentar-se na fabricação sistemática de campeões, mais sim "contribuir na edificação de uma sociedade humana viável" (BRANDT, H. Etude scientifique des sports d'équipe- Le Tchouk-Ball, le sport de demain. Genève: Editions Roulet, 1971). Assim, a partir dessa constatação, o Dr. Brandt criou um novo jogo, o Tchoukball, o qual expõe na obra Estudo Científico dos esportes de equipe. Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do Voleibol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.
Pelo seu caráter lúdico, o Tchoukball é conhecido por incitar cada indivíduo a praticá-lo independentemente da sua idade, sexo ou capacidade atlética.
Regras:
O tchoukball é jogado com uma bola de Handball, que é atirada contra um "quadro de remissão", que é uma tela esticada simetricamente por um cordão sandow (corda elástica). Os dois quadros do jogo ficam situados um em cada extremidade da quadra.

O jogador pode arremessar a bola em qualquer um dos dois quadros, desde que ele não adentre a zona interdita, que é formada por um semi-círculo de raio 3m.

A

Relacionados

  • Novos desportos
    3123 palavras | 13 páginas