História do mouse e sua ergonimia

2473 palavras 10 páginas
Empresas Sociais - Grameen Danone Foods Ltd

Edições » 2011 » Abril » Edição 23,639 » JP Artigos

Por: Dr. Sofiane Labidi Data de Publicação: 3 de abril de 2011 às 10:13
A empresa pode ser definida como uma coletividade econômica cujo objetivo é produzir bens ou serviços visando o lucro financeiro. A empresa social compartilha com a empresa clássica a afirmação de um projeto econômico e a necessidade da busca do lucro. Entretanto, na empresa social o projeto econômico e os excedentes financeiros não são uma finalidade em sim, mas um meio a serviço de um projeto social.
Na empresa social, o lucro é reinvestido na empresa ou na coletividade para fins sociais. A empresa social se caracteriza, portanto, por substituir o econômico pelo social i.e. o lucro é reinvestido em projetos para melhoria da qualidade de vida das pessoas. A ideia é de tirar proveito dos métodos usados no setor a fins lucrativos para financiar e reforçar setores sem fins lucrativos.
Este conceito, relativamente novo, apareceu pela primeira vez nos estados unidos, na Itália e na Bélgica no início da década de 90 por meio de fundações e de escolas de negócios conceituadas como a da Universidade de Harvard. O desafio era de garantir sustentabilidade a projetos sociais, culturais, ambientais, etc. Já em 1991, o parlamento italiano votou uma lei já reconhecendo as empresas sociais e logo em 1996, a união europeia criou uma rede de pesquisa sobre a emergência das empresas sociais. Na Inglaterra, o governo Tony Blair lançou em 2002, um vasto programa para promoção de que é chamado na língua de Shakespeare social enterprise.
Com o surgimento deste conceito, está nasceu uma nova geração de empresários: uma geração que busca lucrar, mas que abre mão deste lucro para tornar sua empresa um agente de melhorias sociais. Isto pode parecer utópico? mas não é. Hoje, as empresas sociais e uma realidade e estão contribuindo no avanço social de muitos países!
A Empresa Econômica deve ter sua parcela de

Relacionados

  • 2 TELEMARKETING TCC PARTE 2
    8629 palavras | 35 páginas