História do Casarã0

284 palavras 2 páginas
História do Casarão
Datado no início do século xx, o casarão faz parte do auge da belle époque amazônica, época em que Belém viveu um período de intensa modernização, sendo considerada uma das mais modernas cidades brasileiras tendo luz elétrica, esgotos e agua encanada, além de construção de imponentes edifícios como o Theatro da Paz, o Palácio Antônio Lemos, entre outros.
Apesar da riqueza arquitetônica do casarão o mesmo não foi tombado, no entanto por se encontrar nas imediações do museu da federal ele também não pode ser modificado. Em pesquisas feita pelo DEPHAC (Departamento do Patrimônio Histórico e Cultura do Estado do Pará), descobrimos um pouco mais sobre o movimento artístico que influenciou a arquitetura presente no casarão.
O movimento que predominou na arquitetura foi o eclético, chegou ao Brasil com influência direta na cultura europeia, caracterizado por uma mistura de estilos, visando uma nova linguagem arquitetônica. Pode-se identificar nesse estilo misturas de arquitetura barroca, medieval, clássica, neoclássica e renascentista.
Apesar de não conseguirmos os detalhes históricos sobre os donos da casa e o que ela foi no período em que foi fundada, através do seu movimento artístico pode-se ter uma ideia. No Brasil o ecletismo foi uma corrente dominante da arquitetura, especialmente para os que investiam em industrialização, sendo assim era muito mais que um movimento artístico, era algo que identificava a sociedade, ou seja, aqueles que utilizavam o ecletismo em suas construções pertenciam a um grupo, era status, no entanto mesmo famílias de classe média e baixa tentavam de alguma forma reproduzir o estilo em suas residências

Relacionados