História da Língua Portuguesa: A ORIGEM E FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO.

400 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UFC VIRTUAL
CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA.
PROFESSORA: SAYONARA MELO COSTA.

A ORIGEM E FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO.

ERIVALDO IRINEU ALVES

ITAPIPOCA
2015.2

Atividade de Portfólio:
1) As fontes do latim Vulgar são Cartas de Cícero, textos satíricos, entre outros. Porque estes gêneros são importantes para o Latim Vulgar?
Por apresentarem um teor histórico riquíssimo para a compreensão e difusão do mesmo, retratando, através de seu vocábulo, a cultura e o modo de falar de um povo. Além disso, podemos observar nessas fontes, a constituição de um valioso conjunto documental daquele período e detalhes de como surgiu essa modalidade latina. Um exemplo disso se encontra nas Cartas de Cícero, onde há uma grande riqueza acerca do Latim Vulgar, possibilitando aos pesquisadores e estudiosos um desvendamento dessa língua tão rica culturalmente que, por mais que seja considerada uma língua morta, ainda podemos encontrar palavras derivacionais do Latim ou até mesmo latinas, tanto nessas fontes como também no nosso cotidiano.
2) Um dos textos fontes do latim vulgar é o “Appendix Probi”, escrito por um gramático desconhecido. Ele contém formas em Latim “correto” ao lado de Formas consideradas erradas. Esta visão de certo e de errado ainda persiste nas escolas? Comente com exemplos de sua prática de professor ou com exemplos de gramática.
Sim. Como sabemos, a gramática normativa possui várias regras consideradas o modo correto de falar e escrever. Porém, no nosso dia a dia, principalmente na fala, encontramos o uso exagerado da próclise que segundo a norma culta, é proibido. Exemplos: Me diz quem tem razão (próclise), onde o correto é: Diz-me quem tem razão. Nesta última frase temos uma ênclise, que de acordo com as regras gramaticais, quando não há nenhuma palavra que atraia o pronome, este deve ser colocado depois do verbo.
3) O Cristianismo, religião

Relacionados