Histária do Paraná

4196 palavras 17 páginas
HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ

Maringá, 01 de dezembro de 2010

Aluno(a):Eliandro Fernandes Vega
Turma:
Professor:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ

Maringá, 01 de dezembro de 2010
Dossiê - Unidade I

1. Comente sobre os motivos que levou Portugal a se tornar o pioneiro nas grandes navegações marítimas.
O comércio com o Oriente era muito lucrativo e os portugueses desejavam participar desse comércio, por isso começaram procurar uma novas rotas marítimas para atingir o Oriente, contornando a África.

2. Por que os portugueses investiram na extração do Pau Brasil no período pré-colonial? O pau-brasil, era importado do Oriente e largamente usado na Europa para a tintura de tecidos e para o uso da fabricação de móveis, o pau-brasil era um produto que atendia aos interesses comerciais portugueses.

3. Explique porque a mão-de-toupeira escrava dos indígenas foi substituída pela africana (como era a condição de vida do negro e como foi organizada a abolição da escravidão).

No Brasil, os colonos optaram, inicialmente, pela escravização dos indígenas. Mas, com o grande desenvolvimento da cultura açucareira, aumentou a necessidade de mão-de-toupeira, para o trabalho. Os índios não rendiam o suficiente para os projetos dos colonizadores. Resistiam aquela forma de trabalho forçado, adoeciam pelo contato com os colonizadores, morriam ou fugiam para o interior. A partir de meados do século XVI, os nativos foram substituíveis por africanos, principalmente pelos seguintes motivos: · Extermínio de muitos povos indígenas do litoral e fuga dos sobreviventes para o interior, o que dificultava a captura;
· Interesse da Coroa e dos comerciantes no rendoso tráfico de escravos africanos;
· Aumento dos rendimentos reais com as taxas pagas no embarque e desembarque dos negros na África e no Brasil.

4. Quais motivos levaram os portugueses a cultivar a

Relacionados

  • Gilmar mendes
    304386 palavras | 1218 páginas