Histyoria

479 palavras 2 páginas
O quadro fundiário no brasil no Brasil republicano

Durante o Império o Brasil era um Estado centralizado. Quem nomeava o presidente de uma província era o imperador. Os republicanos procuraram seguir o exemplo dos Estados Unidos da América e o Brasil(Estados Unidos do Brasil) tornou-se uma República Federativa. As antigas províncias tornaram-se Estados os quais passavam a gozar de grande autonomia. No que diz respeito à terra, eis o que estabelecia o artigo 64 da constituição Federal de 1891: é preciso lembrar que durante a República Velha as oligarquias dominaram a vida política. Coronéis truculentos, eleições fraudadas e toda sorte de mandonismo local acentuavam o grau de exploração e manipulação das populações interioranas.
Nas primeiras décadas da República acelerou-se o processo de transferência das terras devolutas para o domínio das oligarquias rurais. Em são paulo, em função da economia cafeeira, a propriedade latifundiária aumentou. O acesso à terra estava muito longe de ser democratizado.
Os que sofriam com essa estrutura fundiária injusta muitas vezes se rebelavam. Os conflitos entre trabalhadores, posseiros, pequenos proprietários e vos grandes senhores da terra foram muitos. Mesmo na guerra de canudos, no sertão da Bahia, e a do contestado, no Paraná e Santa catarina, a questão da terra teve um papel relevante (esses assuntos são abordados no capítulo 5,

A era vargas e a questão da terra A Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, graças a uma cisão das oligarquias,ao movimento tenentista e ao crescente descontentamento papular, representou um momento de Mudança em relação a velhas práticas republicanas que duravam mais de trinta anos.
A Constituição estabeleceu ainda que o trabalho agrícola deveria ser regulamentado e a união, em cooperação com os estados, deveria criar colônias Agrícolas. Consagrava o usucapião e a obrigatoriedade de as empresas agrícolas manterem escolas para os filhos dos trabalhadores

Relacionados

  • a transe
    1134 palavras | 5 páginas