histriadaenergiaelica 091030174459 phpapp01

1988 palavras 8 páginas
Introdução
A energia eólica é aquela que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus nome associado a Éolo deus dos ventos da mitologia grega.
Esta energia pode ser transformada em energia mecânica e eléctrica. Os barcos á vela são um exemplo da utilização da energia do vento. Também os moinhos de vento utilizam a energia Eólica transformando-a em energia mecânica utilizada na moagem de grãos ou na bombagem de água. Na actualidade utiliza-se energia eólica para mover aerogeradores, que por sua produzem energia eléctrica.

História da energia eólica
Já há quatro milénios as pessoas usavam a energia eólica para fazer mover os barcos à vela no Egipto. As velas capturavam a energia no vento para empurrar um barco ao longo da água. Os primeiros moinhos de vento, usados para moer grãos, surgiram entre 2 mil a.C., na antiga Babilónia, e 200 a.C. na antiga Pérsia, dependendo de para quem se pergunta. Estes primeiros dispositivos consistiam em uma ou mais vigas de madeira montadas verticalmente, e em cuja base havia uma pedra de rebolo fixada ao eixo rotativo que girava com o vento. O conceito de se usar a energia do vento para moer grãos se espalhou rapidamente ao longo do Oriente Médio e foi largamente utilizado antes que o primeiro moinho de vento aparecesse na Europa. No início do século XI d.C., os cruzados europeus levaram o conceito para casa e surgiu o moinho de vento do tipo holandês com o qual estamos familiarizados.
O desenvolvimento da tecnologia da energia eólica moderna e suas aplicações estavam bem encaminhados por volta de 1930, quando estimados 600 mil moinhos de vento abasteciam áreas rurais com electricidade e serviços de bombeamento de água. Assim que a distribuição de electricidade em larga escala se espalhou para as fazendas e cidades do interior, o uso de energia eólica nos Estados Unidos começou a decrescer, mas reviveu depois da

Relacionados