histria do turismo 26113

1789 palavras 8 páginas
TURISMO

INTRODUÇÃO AO
TURISMO
Desde antiguidade, as viagens sempre estiveram presentes na vida do homem.
Até hoje acontecem fatos que o obrigam a se deslocar.
O livro Gêneses, do antigo testamento da Bíblia, apresenta como forma de punição a Adão e Eva, a expulsão do paraíso. Logo no segundo livro, retrata a saída ou o êxodo dos hebreus do Egito, conduzido pelo “guia” Moisés, para a terra prometida.
Outro exemplo, os povos nômades, que são homens que vivem se deslocando de um lugar para outro em busca de sobrevivência e proteção.

POVOS NÔMADES

NÔMADES TUAREGS - NIGER

ÊXODO – 40 ANOS DE
VIAGEM

ARCA DE NOÉ – 1º
CRUZEIRO

HISTÓRIA DO TURISMO
No século XIX, a idéia de turismo tinha se firmado com a chegada das linhas férreas; Mas apesar da expansão da estrada de ferro e do crescimento das empresas ferroviárias havia um problema que colocava em risco o desenvolvimento e a qualidade da atividade turística: Os horários e as tarifas eram muito complexas e as acomodações econômicas eram muito limitadas.
Então o Inglês Thomas Cook, resolveu fretar um trem com tarifas reduzidas, o que aumentaria a demanda pela viagem. A partir dai, Cook criou as viagens em grupos, iniciando a primeira e maior agência de viagens de todos os tempos quando organizou o primeiro tour de viagem em larga escala, conduzindo 500 pessoas para Leicester. Thomas Cook também foi o primeiro a usar campanhas publicitárias e de marketing para captar clientes. A empresa de Cook, tornou-se uma das primeiras empresas internacionais a ganhar o reconhecimento. Cook tornou acessível a viagem e o turismo a pessoas da classe trabalhadora e da classe média, padronizando-os e produzindo-os em massa e o turismo acabou assemelhando à produção fordista (Henry Ford – automóveis). ROVOS RAIL

FAMOSO TREM TURÍSTICO DA ÁFRICA DO SUL

HISTÓRIA DO TURISMO
Continuando...
Pessoas de várias classes sociais, visitando os mesmos lugares e consumindo as mesmas coisas. Os negócios foram se ampliando. Iniciaramse as

Relacionados