Histotia da cidade de tubarao

825 palavras 4 páginas
1773: É aberto o caminho entre Lages e Tubarão. Inicia-se o povoamento da cidade.

1774: São doadas duas sesmarias ao Capitão João da Costa Moreira, fundador oficial da cidade, que até então era conhecida por Paragem do Poço Grande. A região servia como ponto de parada para os tropeiros que tinham como destino a serra catarinense. As atividades tropeiras aconteciam entre Laguna e o planalto serrano, tendo Tubarão como um entreposto comercial, já que existiam portos fluviais nas margens do rio Tubarão. Os tropeiros desciam à serra a cavalo, trazendo mercadorias como o charque, queijo, marmelada e pinhão até a localidade de Poço Grande, atualmente entre os bairros de Oficinas e Fábio Silva, que depois seguia pelo rio até o centro de Tubarão. As mercadorias provenientes de Laguna com destino a Lages seguiam o mesmo caminho no sentido contrário até Poço Grande, onde eram acomodadas no lombo dos cavalos para subir a serra.

1836: É erguida a paróquia Nossa Senhora da Piedade.

1870: O presidente da Província sanciona a lei que cria o município de Tubarão e desmembra o território de Laguna. Acontece a imigração européia, com predomínio dos italianos, seguidos dos alemães.

1875: Com a descoberta das jazidas de carvão mineral pelos tropeiros na localidade de Minas (hoje município de Lauro Müller), que seduziram o Visconde de Barbacena e, sua posterior exploração, esperava-se por uma nova fase, gradual, porém constante, no desenvolvimento regional, com destaque para Tubarão neste período foi construída a Estrada de Ferro Dona Thereza, propulsora da economia local e primeiro e principal agente de mudanças sociais do município, com a exploração do carvão. A Estrada de Ferro acabou atraindo varias empresas ligadas diretamente com o beneficiamento do carvão sendo eles: lavador de Capivari e, num segundo momento, produção de energia com o Complexo Jorge Lacerda. A E.F.D.T.C. fundada em Londres por iniciativa do Visconde de Barbacena, empresa privada de

Relacionados

  • Jo O Ubaldo Ribeiro Viva O Povo Brasileiro
    238025 palavras | 953 páginas