historir

1206 palavras 5 páginas
Auguste Comte: Vida e Obra

Isidore Auguste Marie François Xavier Conte nascimento 19 de janeiro de 1798,Montepellier,França. Morte: 5 de setembro de 1857 (59) anos Paris, França.
Influências: David Hume, Conde de Saint-Simon Marquês de Condorcet,René Descartes,Galileu Galilei,Denis Direrot,Francis Bancon.
Influenciados:John Stuart Mill,George Elliot,Harriet Martineau,Pierre Laffitte,Emily Littré,Leon Gambetta ,Jules Ferry,Marie Curie.
Escola/Tradição:Sociologia,Positivismo
Ideias Notáveis: Lei dos três estados, Sociologia, síntese subjetiva, humanismo.
Comte, o maior filósofo da humanidade, aos dezesseis anos de idade, em 1814,com interesse pelas ciências naturais, conjugado ás questões históricas e sociais, ingressou na Escola Politécnica de Paris. Apaixonado pela cultura, foi influenciado por Aristóteles, Bacon, Descates, Hume, Condorce,Diderot,considerados percussores do positivismo.
Na sua primeira fase, Comte lia todos os livros que podia comprar, com sacrifício até de sua alimentação. Logo depois deixou de ler e começou a meditar.
Em 1817, com 19 anos de idade, descobre o principio da relatividade e em 1822 com 24 anos, no ano de nossa independência ao cabo de 60 horas de meditação, sem dormir, descobre também a Lei dos três estados ou Lei da Inteligência, que lhe permitiu criar a Sociologia-Ele é o pai da Sociologia Positiva.
Em 1822,publicou Plano de Trabalho cientifico para reorganizar a sociedade. Em 1830, iniciou o livro Curso de Filofia Positiva, concluído em 1842.Em 1848,criou uma sociedade positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teórico por todo o mundo.
Na obra Discurso sobre o Espirito Positivo, escrita em 1848, Comte afirma que o espirito positivo, que compreende a inteligência, os sentimentos e as ações positivas, é a maior e mais importante que a mera cientificidade, que abrange somente questões intelectuais. Na

Relacionados

  • Crise De 29 No Brasil
    13073 palavras | 53 páginas
  • Arqueologia do Velho Testamento Merril F
    115697 palavras | 463 páginas