Historiografia

Páginas: 4 (968 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
A historiografia se divide em três fases distintas, a Pré-Científica, a Transição e a Científica.
A fase Pré-Científica compreende as historiografias Grega, Romana, Cristã Medieval e renascentista.É com os gregos e especificamente com Heródoto que pela primeira vez uma investigação do passado, afasta o aspecto mitológico. Uma historiografia focada nas “coisas humanas” em detrimento das “coisasdivinas”.
Heródoto num pensamento nada comum para os gregos procura estabelecer os motivos que determinam os fatos históricos. Os romanos por sua vez num sentido de espírito nacionalista. Passando ahistoriografia greco-romana a assumir uma visão universalista.
O Teocentrismo volta em cena com a Idade Média, retrocesso que remete a preocupação do historiador em justificar a história na vinda dofilho de Deus ao Mundo e com isso a analisar as repercussões do advento.
Com o movimento Renascentista o Antropocentrismo retorna e ressurge a herança cultural clássica, desenvolvendo a Epigrafia, aArqueologia, etc. que irão auxiliar o estudo da História.
Inicia-se então, a fase de transição que se caracteriza por grandes filósofos como: Voltaire, Montesquieu e Jean Jacques Rosseau que estãopara lançar as bases filosóficas do novo mundo. Inicia-se o estudo das sociedades em detrimento de grandes personalidades numa historiografia Racionalista ou Iluminista.
O Liberalismo e Romantismoentram em cena debruçando-se sobre o Homem, a sociedade e os municípios. Nessa fase a subjetividade acompanha as narrativas históricas e tem grande simpatia pela Idade Média. Também se amplia adivulgação cultural aumentando o público e diversificando os historiadores que, neste momento já seriam em alguns casos, jornalistas.
Auguste Comte lança as bases do Positivismo, onde o papel do historiadorpassa a ser a pesquisa dos fatos. Sua narrativa torna-se tanto impessoal quanto possível contrariando a subjetividade Romântica.
Movimento Historicista - O positivismo de Comte não poderia ser,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • historiografia
  • historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!