historiografia

Páginas: 3 (528 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013
Questiona prática metodológica existente e a elaborar um novo método de análise antropológica.
Ele é o fundador da chamada antropologia hermenêutica ou interpretativa.
em particular ásinvestigações antropológicas, questionando a força com que certas idéias surgem no panorama intelectual, a forma como elas se instalam excluindo idéias anteriormente existentes. Tornam-se absolutas na resolução dequase todos os problemas levantados dentro da investigação científica.


Conceito de cultura o que o autor chama de difusão teórica,
O conceito de cultura que eu defendo, e cuja utilidade osensaios abaixo tentam demonstrar, é essencialmente semiótico. Acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essasteias e a sua análise; portanto não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura de significados (p.15).


ilustrar a problemática dodesenvolvimento de conceitos limitados aplicados ao conceito de cultura e assim se elabora um questionamento:

Qual o caminho prático “para limitar, especificar, enfoca e conter” o “[...] conceito cultura a umadimensão justa, que realmente assegure a sua importância contínua em vez de debilitá-la”? (P. 14).

descrição densa. Na primeira o etnógrafo procede a uma codificação em que a sua investigação évista como mera observação e descrição de códigos. Na segunda as situações produzidas são percebidas e interpretadas

a cultura tem caráter de atuação publica
“Não nos podemos nos situar entre eles”.Citação essa que chama atenção para o enigma que representa o ser humano para o outro. É doido o esforço intelectual do antropólogo em relacionar significados, compreender interpretar de forma justa.os textos antropológicos são eles mesmos interpretações e, na verdade, de segunda e terceira mão. (Por definição, somente um nativo faz a interpretação em primeira mão: é a sua cultura) (p.25)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • historiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!