Historiografia crítica

Páginas: 2 (360 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2011
FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST
Curso: Direito Noturno
Matéria: Filosofia, professora Isabel

PARA QUE FILOSOFIA?



São Luís
2011

PARA QUE FILOSOFIA?

Para responder esta indagaçãoli o texto “Para que Filosofia?”, disponível na xerox, para os alunos que cursam essa disciplina.
O mencionado texto define Filosofia como a decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentesas coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.
Baseada nessa informaçãopassei a investigar a palavra Filosofia, descobrindo que vem do grego philosophía e significa “amor à sabedoria”.
Diante da leitura efetuada e de um pouco de pesquisa realizada, no parágrafo abaixopasso responder a pergunta “Para que Filosofia?”:
Acredito que a Filosofia vem para mostrar às pessoas a importância de reconhecermos a nossa própria ignorância. Ao recorrer ao dicionário, “descubro” quea palavra ignorar quer dizer não saber; não ter conhecimento de; estranhar; censurar. Dessa forma, aceitarmos que somos ignorantes seria conscientizar-nos que sabemos muito menos do acreditamossaber.
A partir de então o primeiro passo rumo à Filosofia foi dado, já que passamos a indagar nossos próprios conhecimentos. Entretanto é preciso ser questionador e não mais aceitar as coisas como elassão ou como simplesmente estão. Ao terminar está frase me recordo do filme “O auto da compadecida”, de um de seus principais personagens, “Chicó, interpretado por Selton Melo, que costumava dizer: “nãosei, só sei que foi assim”. Quantas vezes aceitamos o que nos é imposto pelo simples fato de que sempre foi assim, sem se quer perguntarmos o por quê?
Nesse contexto, percebo que é preciso mudar deatitude, sair de um comportamento acomodado, inerte e apático aos fatos que acontecem em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas vizinhanças, na sociedade em que estamos inseridos ou mesmo no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Paradigmas, historiografia crítica e direito moderno
  • Paradigmas, historiografia critica e direito moderno
  • Paradigmas, historiografia crítica e direito moderno
  • Paradigmas, historiografia crítica e direito moderno
  • Resumo : paradigmas, historiografia critica e direito moderno. (antonio carlos wolkmer)
  • Historiografia
  • historiografia
  • Historiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!