Historico e evoluçao da educaçao fisica

Páginas: 13 (3178 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
Educação Física é um vasto campo de ensino e aprendizagem que proposto pelo PCN e demais diretrizes que regem a educação, tem em seu conteúdo objetivos que propõem a formação social do aluno, ensinando - lhes através das diversas áreas da Educação Física a prática do respeito, dignidade e solidariedade, principalmente, dentre outros desígnios importantes para o desenvolvimento do caráter doalunado e sua vida em sociedade.
Este artigo propõe explanar através de pesquisa em diversos autores e seus conceitos desde a formação motora e psíquica da criança à sua progressão ao longo da vida escolar através das aulas de Educação Física usando seus instrumentos principais que são o corpo e a mente nas atividades propostas pelo professor, a unidade do dos instrumentos que proporcionarão o melhordesenvolvimento das atividades, pois ambos estão em conjunto não podendo ser trabalhados de forma isolada, a partir do seu próprio conhecimento o aluno terá novas perspectivas de conhecimento ao próximo.
Para que haja socialização entre os indivíduos é necessário inicialmente respeito, e trabalhar as opiniões discriminativas e preconceituosas que o aluno traz da sociedade formada pela maioria ouaté mesmo por poucos e seguida por muitos, tais opiniões podem ser melhoradas na vida dos alunos quando o educador intervém e em suas aulas não se passam somente fundamentos esportivos e de treinamentos, mas sim atividades que venham sugerir aos alunos bem estarem consigo e com o outro.
A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas e neste caso nas aulas de EducaçãoFísica indicados pela LDB vem como um degrau tanto para o educador quanto para o educando que juntos trabalharão novos métodos de ensino para alunos de diferentes limitações propondo estratégias para que os mesmos estejam em contato com os conteúdos a serem ministrados.
Os conhecimentos adquiridos nas aulas tem por finalidade ser transpassados pelos alunos aos que os cercam influenciando-ospositivamente e ensinando-os novas formas de socialização. Mas será que as escolas têm seguidos os parâmetros e diretrizes que são submetidos implantando as questões sociais aos conteúdos ou tem seguido linhas de aulas sobre esporte de rendimento e buscando acima de tudo formar tais atletas nas aulas de Educação Física? O questionamento torna-se mais extenso quando a responsabilidade vai às entidadesmantenedoras das escolas, o suporte necessário para suprir as necessidades profissionais e materiais tem sido suficiente para o sucesso das ações nas aulas? Estes e outros questionamentos são os que buscamos responder.
Desenvolvimento
Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) inicialmente, a Educação Física, denominada ginástica, era voltada para a educação do corpo buscando a“constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível a doenças”, mas essa e outras teses atribuídas foram descartadas quando a partir da implantação da Educação Física como componente curricular obrigatório nas escolas seus objetivos foram renovados buscando não só a individualização ou formação para o mundo do trabalho, mas uma vida em que o ser pudesse conviver e acima de tudo criar“respeito, dignidade e solidariedade” através das práticas de atividades propostas pelo PCN e demais diretrizes que regem o ensino.
A escola é uma principal veiculadora da visão de mundo do individuo e por trabalhar a psicomotrocidade a Educação Física tem funções importantes na sociedade ao ajudar na formação dos alunos, mas atualmente a Educação Física escolar tem sido de certa forma burladaaté mesmo pelos professores uma vez que são conferidas à disciplina demasiadas práticas esportivas de treinamento e rendimento esquecendo-se das práticas sócio-culturais e de formação intelectual do aluno que devem ser inseridas nos conteúdos das aulas. O professor precisa buscar meios de intervenções que quebrem as barreiras que a sociedade como um todo criam e impõem sobre os seres que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO: RESGATE HISTÓRICO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL
  • educaçao fisica em questao: resgate historico e evoluçao conceitual
  • Histórico da evolução da informática na educação
  • educação física um resgate historico
  • Educação Física e seus contextos históricos
  • histórico Da Educação Física
  • Aspectos históricos da Educação Fisica
  • apontamentos historicos da Educação Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!