HISTORICIZANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

3027 palavras 13 páginas
HISTORICIZANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Juliana Antunes*

RESUMO

Este artigo objetiva apresentar os principais fatos históricos ocorrido na educação especial, situando a importância da escolarização de crianças com necessidades educacionais especiais em escolas regulares. Inicia-se com a forma desumana em que eram tratados os deficientes na antiguidade, seguindo da introdução da perspectiva inclusiva no Brasil. Enfatiza as leis e os programas que garantem e propiciam a inclusão escolar, finalizando com as práticas inclusivas que “tentam” garantir o direito humano de toda criança, mesmo as deficientes, de entrarem e permanecerem nas escolas com ensino regular, sendo assim incluídas.

Palavras-Chave: Deficiência, Educação, Inclusão, Leis e Programas.

______________________________________________________________________
* Acadêmica de graduação do curso de Pedagogia – Docência e Gestão na Uneb - Universidade do Estado da Bahia. Cursando a disciplina P.P.P. II com a professora e orientadora Jânia Cardoso.
INTRODUÇÃO

A espécie humana é diversa, constituída de pessoas diferentes, com particularidades, porém com direitos e deveres iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Isso é o que nos afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) em seu 1º Artigo, o qual cita:

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. (DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948)

A educação inclusiva tem a intenção de fazer valer os direitos e deveres que essa constituição nos assegura. É intenção da inclusão escolar que cada ser humano possa ter uma vida digna com qualidade, participando ativamente na construção do seu conhecimento e da sua aprendizagem.
Infelizmente nem toda

Relacionados