HISTORICISMO

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
HISTORICISMO

“Pelo fato das inovações tecnológicas não encontrarem naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, ou por diversas razões culturais e contextos específicos, os arquitetos do período viam na cópia da arquitetura do passado e no estudo de seus cânonese tratados uma linguagem estética legítima de ser trabalhada.”
“O historicismo torna as tradições históricasdisponíveis na forma de uma contemporaneidade ideal, e possibilita a um presente inconstante, para si mesmo fugaz, um disfarce na forma de identidades emprestadas. O pluralismo estilístico, que até então fizera figura de incômodo, torna-se pois um trunfo.”
Alguns arquitetos procuravam reproduzir tal qual os modelos antigos, gerando uma combinação que se tornava muitas vezes incoerentes, sendo difícildefinir a que estilo pertencia a obra.
O historicismo foi muitas vezes associado ao estilo da arquitetura eclética, já que ambos utilizavam técnicas construtivas modernas (como uso do ferro, cimento e concreto) e as “escondiam” por detrás dos estilos passados.
Nesse período surgiram então os estilos revivalistas como o neoclássico, neo-renascimento, neo-romântico e neo-gótico. E não só aarquitetura, mas também a pintura, escultura e artes decorativas tiveram vertentes revivalistas.
HISTORICISMO

“Pelo fato das inovações tecnológicas não encontrarem naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, ou por diversas razões culturais e contextos específicos, os arquitetos do período viam na cópia da arquitetura do passado e no estudo de seus cânonese tratados uma linguagemestética legítima de ser trabalhada.”
“O historicismo torna as tradições históricas disponíveis na forma de uma contemporaneidade ideal, e possibilita a um presente inconstante, para si mesmo fugaz, um disfarce na forma de identidades emprestadas. O pluralismo estilístico, que até então fizera figura de incômodo, torna-se pois um trunfo.”
Alguns arquitetos procuravam reproduzir tal qual os modelosantigos, gerando uma combinação que se tornava muitas vezes incoerentes, sendo difícil definir a que estilo pertencia a obra.
O historicismo foi muitas vezes associado ao estilo da arquitetura eclética, já que ambos utilizavam técnicas construtivas modernas (como uso do ferro, cimento e concreto) e as “escondiam” por detrás dos estilos passados.
Nesse período surgiram então os estilos revivalistascomo o neoclássico, neo-renascimento, neo-romântico e neo-gótico. E não só a arquitetura, mas também a pintura, escultura e artes decorativas tiveram vertentes revivalistas.
VHISTORICISMO

“Pelo fato das inovações tecnológicas não encontrarem naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, ou por diversas razões culturais e contextos específicos, os arquitetos do período viam nacópia da arquitetura do passado e no estudo de seus cânonese tratados uma linguagem estética legítima de ser trabalhada.”
“O historicismo torna as tradições históricas disponíveis na forma de uma contemporaneidade ideal, e possibilita a um presente inconstante, para si mesmo fugaz, um disfarce na forma de identidades emprestadas. O pluralismo estilístico, que até então fizera figura de incômodo,torna-se pois um trunfo.”
Alguns arquitetos procuravam reproduzir tal qual os modelos antigos, gerando uma combinação que se tornava muitas vezes incoerentes, sendo difícil definir a que estilo pertencia a obra.
O historicismo foi muitas vezes associado ao estilo da arquitetura eclética, já que ambos utilizavam técnicas construtivas modernas (como uso do ferro, cimento e concreto) e as “escondiam”por detrás dos estilos passados.
Nesse período surgiram então os estilos revivalistas como o neoclássico, neo-renascimento, neo-romântico e neo-gótico. E não só a arquitetura, mas também a pintura, escultura e artes decorativas tiveram vertentes revivalistas.
HISTORICISMO

“Pelo fato das inovações tecnológicas não encontrarem naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o historicismo
  • Historicismo
  • Historicismo
  • historicismo
  • Historicismo
  • Historicismo
  • O historicismo
  • Historicismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!