HistoriaSEBRAE2

369 palavras 2 páginas
A história do Sebrae começou em 1964, quando uma pesquisa resultou na conclusão de que a má gestão dos negócios tinha relação direta com os altos índices de inadimplência (não pagamento) nos contratos de financiamento. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) criou o Programa de Financiamento à Pequena e Média Empresa e o Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (Fipeme e Funtec). Os dois formavam o Departamento de Operações Especiais do BNDE, no qual foi montado um sistema de apoio gerencial às micro e pequenas empresas. Em 1967, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) instituiu os núcleos de assistência industrial (NAI) visando prestar consultoria gerencial às empresas de pequeno porte.
Em 1972, por iniciativa do BNDE e do Ministério do Planejamento, foi criado o Cebrae (com C), Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena Empresa. O Conselho Deliberativo contava com a Finep, a Associação dos Bancos de Desenvolvimento e o próprio BNDE. O trabalho começou com o credenciamento de entidades parceiras em outros estados, como o Ibacesc em SC, e também Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Dois anos depois o Cebrae já estava em 19 estados e tinha 230 colaboradores.
A partir de 1982, o Cebrae passou a ter também uma atuação política. Foi quando surgiram associações de empresários com força junto ao governo e as micro e pequenas empresas conquistam mais atenção governamental. Nesse ano também houve uma especialização da ação em cada estado, com programas de desenvolvimento regional e grande investimento em pesquisa para elaboração de diagnósticos setoriais.
De 1985 à 1990, nos governos Sarney e Collor, o Cebrae enfraqueceu devido a uma série de crises, muitos técnicos deixaram a instituição e 40% de seus profissionais foram demitidos. A instituição voltou a se fortalecer e em 9 de outubro de 1990 se tornou Sebrae (com S). Desvinculou-se da administração pública e virou uma instituição privada, sem fins

Relacionados