Historiag2

2524 palavras 11 páginas
A revolução industrial não só traz mudanças no âmbito econômico como no âmbito social. As cidades industriais como Manchester, cidade paradigma, assistem a um grande aumento populacional e a tomada da paisagem por fábricas fumacentas. Destacando-se em relação as cidades rurais, que mantinham as relações sócio econômicas tradicionais mesmo com a presença da industria de carvão e de aço.
A primeira fase da revolução industrial ocorreu no século 18, entre 1780 e 1840, na Inglaterra. O pioneirismo britânico pode ser explicado por o pais conter inúmeras condições necessárias como: um grande mercado consumidor devido o seu mercado nacional único e um mercado externo grande e crescente. Seu comercio internacional estava em expansão devido as inúmeras cidades portuárias fortes como Liverpool, e de meios de tranporte e comunicação baratos como os canais que facilitavam em muito a exportação e navegação, que são atividades estas deoendentes da produção de algodão. Além disso tudo, o pais tinha um setor manufatureiro extenso e desenvolvido como uma extensa e organizada estrutura comercial. E quando a política, tinha um estado unificado, com um governo liberal quanto a economia que inclusive contribuía com seus mercadores. Um outro ponto importante que facilitou em muito o pioneirismo britânico fora sua agricultura, que apesar da maioria dos seus residentes se encontrarem em áreas ruas mesmo com o crescimento das cidades, a agricultura não era de subsistência o que facilitava em muito em transferir a Mao-de-obra do campo para as cidades. Caracterizada por um campo monetarizado onde o mercado se desenvolve mito antes do continente europeu, sua agricultura produzia cereais em larga escala e utlizava cada vez mais produtos importados.
A industria têxtil, fora a primeira industria a se mecanizar, dando o tom de mudança industrial já que transformou e dinamizou a industria. Seu processo de deu em duas etapas a fiação e a tecelagem, porem, as primeiras fabricas eram casa de

Relacionados