historia

9260 palavras 38 páginas
Definição
Contexto
Antecedentes
Formação
Congressos
Influências
Resumo
Conclusão

“dar à arquitectura um sentido real, social e econômico..e estabelecer os limites dos seus estudos…” - Le Corbusier

CIAM
Os Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM) surgiram em 1928 como uma necessidade para os arquitetos que estavam desenvolvendo a nova arquitetura do movimento moderno e da Bauhaus em reunir as suas experiências, e encontrar formas e soluções comuns para os problemas que eles estavam enfrentando. Neste sentido entendeu-se que a nova arquitetura não devia ser uma obra de personalidades individuais, mas uma colaboração que permitiria resolver os problemas complexos colocados pela nova arquitetura, enquanto ela tentava encontrar uma forma única de expresão.
A criação dos CIAM pode ser considerada como o marco inicial do período “acadêmico” do Movimento Moderno, sucedendo o período de vanguarda.

Antecedentes
- 1927 Stuttgart Weissenhof Siedlung.
- 1927 Concurso da liga das nações.

Em 1927, o concurso para para a liga das nações e a Exposição de Stuttgart demostraram que um grande numero de arquitectos em várias nações da Europa estavam tentando desenvolver uma nova arquitetura com objetivos comuns. Estes acontecimentos inspiraram a idéia de criar um novo grupo que iria reunir arquitetos internacionais para apresentar suas experiências.
A ideia tornou-se realidade em 1928 com a oferta feita Hélène Mandrot, esta mulher que pretendia desempenhar o papel de patrona da arquitetura contemporânea ofereceu o seu castelo em LA Sarraz (Suíça) e apresentou sua idéia para Sigfried Giedion e Le Corbusier, e estes foram responsáveis pela convocação da primeira reunião em 1928.

Formação e Membros
O CIAM, foi fundado em junho de 1928, no castelo de Hélène Mandrot em la Sarraz na Suíça, por um grupo de 28 arquitectos europeus organizados por Le Corbusier, Hélène de Mandrot e Sigfried Giedion (o primeiro secretário-geral). Esta organização

Relacionados