Historia

Páginas: 10 (2445 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Trabalho
De
Ciências
Dst’s








Oque são doenças sexualmente transmissíveis:
As DST’s são doenças transmitidas por meio da relação sexual, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetração.
Ao contrário do que muita gente pensa, asDST’s são doenças graves que podem causar disfunções sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros com problemas de saúde, deficiência física ou mental, alguns tipos de câncer e até a morte. Uma pessoa com DST também tem mais chance de pegar outras DST, inclusive a AIDS.

Quem pode pegar DST?
Quem tem relações sexuais sem camisinha; 
Quem tem parceiro que mantém relações sexuais comoutras pessoas sem camisinha; 
Pessoas que usam drogas injetáveis e compartilham seringas; 
Pessoas que têm parceiros que usem drogas injetáveis, compartilhando seringas; 
Pessoas que recebem transfusão de sangue não testado; 
Qualquer um - casado, solteiro, jovem, adulto, rico ou pobre - pode pegar DST.




Aids...
As relações sexuais também podem resultar em doenças. São as doençassexualmente transmissíveis (ou DSTs), que podem ser transmitidas de uma pessoa contaminada para uma sã durante uma relação sexual.
Se é verdade que podemos dizer que algumas doenças que acometem o homem são, ainda hoje, inevitáveis, como é o caso de alguns tipos de câncer, acreditamos que o mesmo não se aplica às doenças sexualmente transmissíveis, DSTs. Embora algumas delas sejam conhecidasdesde os primórdios da civilização humana, os métodos diagnósticos, aliados a inúmeros métodos preventivos, nos autorizam a concluir que as DST são perfeitamente evitáveis.
Vejamos algumas delas:
 
O perigo da AIDS
Embora a AIDS seja comumente identificada como doença, na verdade trata-se de uma síndrome. A palavra síndrome caracteriza um conjunto de sinais e de sintomas que podem ser produzidospor mais de uma causa.
 

 
O termo AIDS vem da sigla da expressão inglesaacquired immuno deficiency syndrome, que significa síndrome da imunodeficiência adquirida.
É causado por um grupo de vírus, chamado HIV, que invadem certas células – alguns tipos deglóbulos brancos do sangue – responsáveis pela defesa do organismo.
Assim, o vírus se multiplica dentro dessas células comprometendo ofuncionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por células cancerígenas).
Com a progressiva lesão do sistema imunológico o organismo humano se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunistas, queacabam por levar o doente à morte.
 
A fase aguda (após 1 a 4 semanas da exposição e contaminação) da infecção manifesta-se em geral como um quadro gripal (febre, mal estar e dores no corpo) que pode estar acompanhada de manchas vermelhas pelo corpo e adenopatia (íngua) generalizada (em diferentes locais do organismo). A fase aguda dura, em geral, de 1 a 2 semanas e pode ser confundida com outrasviroses (gripe, mononucleose etc.) bem como pode também passar desapercebida.
Os sintomas da fase aguda são portanto inespecíficos e comuns a várias doenças, não permitindo por si só o diagnóstico de infecção pelo HIV, o qual somente pode ser confirmado pelo teste anti-HIV, o qual deve ser feito após 90 dias (3 meses) da data da exposição ou provável contaminação.
Os primeiros casos de AIDSapareceram em 1979, nos Estados Unidos. No Brasil, a doença foi registrada pela primeira vez em 1982.
 
Sinônimos
SIDA, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, HIV-doença.
 
Agente
HIV (Human Immunodeficiency Virus), com 2 subtipos conhecidos : HIV-1 e HIV-2.
 
Complicações/Consequências
Doenças oportunísticas, como a tuberculose miliar e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!