historia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia
bruna garcia rodrigues
francieli aparecida vicenzi
rosilene maciel de freitas
vanessa milhomem da silva
fábula, leitura e compreensão do texto.
A lebre e a tartaruga
Rolim de Moura
2013
bruna garcia rodrigues
francieli aparecida vicenzi
rosilene maciel de freitasvanessa milhomem da silva
fábula, leitura e compreensão do texto.
A lebre e a tartaruga
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexaão e pesquisa;Ensino de língua portuguesa; Ensino de Educação física escolar Ensinode lingua Portuguesa da Universidade Norte do Paraná.
Prof: Sandra Rampazzo, Marilzete Steinle, Juliana Fogaça Sanches Simm e Suhellen Lee.
Tutora eletrônica: Vera L. Molin de Almeida
Rolim de Moura
2013
Sumário
1 Introdução............................................................................................. 04
2Desenvolvimento..................................................................................06
3 Cronograma........................................................................................06
4 Avaliação ...........................................................................................07
5 Referência...........................................................................................08Identificação:
Projeto elaborado na instituição Menino de Jesus, turma do 3° ano do ensino fundamental 1.
Tema: trabalhar o gênero textual fábula, leitura e compreensão do texto.
Título: A lebre e a tartaruga
1 Introdução
O projeto trabalha com a leitura e a reescrita de fábulas por estas, serem um gênero textual de fácil compreensão e queacabam estimulando os alunos a criação e reprodução da leitura e escrita, o projeto abrange aspectos da limguagem corporal e educação física.
A fábula tem grande valor pedagógico, ela esclarece o porque a boa literatura universal nos enriquece, principalmente, quando nós dá consciência sobre problemas e conflitos de diferentes tipos entre seres humanos e nos oferece estratégias para solucioná-los. Ela é adequada para orientação dos alunos na analise sistemática de textos, valendo tanto para o conteúdo como para o trabalho formal sobre textos. As caracteristicas típicas das fábulas são: clara construção, explicita compreensão das cenas, agradável tom da fala, desenvolvimento espirituoso para cada fase elementa, onde o homem, ainda muito intimo dos animais e plantas, pode transitarentre as criaturas. Fazer o uso da leitura de fábulas na sala de aula possibilita ao estudante expressar –se e discutir aspectos socioculturais. Essa tipologia textual não só promove a reflexão, mas também serve de exemplo para o ensino étnico – moral. A fábula é vista, há muitos anos, como instrumentos educacional, não só porque se trata de um texto crítico, mas também por exercerpapel fundamental para o desenvolvimento do leitor- criança. Promover um estudo desse em sala de aula dará ao professor subsídios para proporcionar aos seus alunos o contato com a arte do narrar.
Ao trabalhar com este gênero, a fábula, o mediador vislumbra o desenvolvimento das percepções do autor no contato com a narrativa, já que ela implícita ou explicitamente, apresenta umaargumentativa. Marcuschi (1999, p.96 ) diz que:
“ a leitura é um ato de interação comunicativa que se desenvolve entre o leitor e o autor, com base no texto, não se podendo prever com segurança os resultados. Assim, mesmos os textos mais simples podem oferecer as compreensões mais inesperadas”.
Desse modo, as fábulas podem apresentarem múltiplas interpretações, dependendo, portanto, da influência...
Por favor, assinar para o acesso.