historia

Páginas: 11 (2590 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Resumo
O imperialismo
A grande Potencia Econômicas do século XX, obrigadas pelo expansionismo e a necessidade de novos mercados consumidores entrou em disputa pela reedivisão e incorporação de colônias e territórios dos continentes asiáticos. Esta fase foi marcada pelo domínio financeiro e monopólio a dinâmica deste processo foi chamado de Imperialismo.
A África e a Ásia, anteriormenteno século XVI, Expancionamento marítimo também foi motivo de disputa entre todas as potências. Entretanto no século XIX as Nações Imperialistas dividiram a colônias entre si impondo também a dependência econômica da America Latina (quase todas as colônias já independentes).
O Mapa Mundi foi modificado e dividido varias vezes entre a Alemanha, Bélgica, França, Itália, Inglaterra, Rússia
Noinicio do século XX por mercado e territórios acarretaram dois conflitos violentos com uso de tecnologia avançadas, com alto pode de destruição: Primeira e Segunda Guerra Mundial.
O Capitalismo e as Primeira e Segunda Guerra Mundial.
A ampliação de economia de mercado permitiu que as Nações Europeias acumulassem capital, que foram investidos na mecanização da produção das fabricas. “ Maquinas áVapor” neste processo eram usado as matéria prima carvão, ultilizado nos meios de transporte, impulsionando as industrias de transportes, siderúrgica e Textel. Este período foi denominado de Primeira Revolução Tecnologica, que foi mais intensificado na Inglaterra entre o séculos XVIII e XIX. Nesta época que foi desenvolvido por economista da época o Liberalismo Economico “ O Estado deveriagarantir a propriedade privada e a livre iniciativa” “ Lei da oferta e da procura” “ Capitalismo Industrial” O capitalismo construiu um novo espaço geoconômico,agricula, extrativista, pecuária , com a circulação de riquezas e de consumo. As grandes Pontencias se desenvolveram para ganharem mercado e proporcionalmente ganhavam imigrantes de todos os lados. O processo de desenvolvimento docapitalismo foi lento e de maneira diferenciada nas regiões do planeta. A segunda Revolução Industrial ocorreu na metade do século XIX, promovendo uma mudança brusca na qualidade de vida das pessoas influenciando o contato entre culturas reorganizando o espaço capitalista, O Estado participava cada vez mais a economia , ajudando a criar infra estrutura e investimentos para os donos da indústria, alem deinvestir em políticas sociais que interferiam em crises, Algumas empresas juntos aos grandes Potencias deram origem aos oligopólios.

Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que ocorreu dentro e entre as nações Imperialistas européias, porem teve repercussão no mundo inteiro.
As nações imperialistas envolvidas foram: Alemanha, EUA, Hungria, Itália, Inglaterra eJapão.
Esta guerra teve vários motivos, os mais importantes foram:
. Choque Imperialismo: brigas entre os países europeus por colônias na África e Acha
. Políticas de Aliança: Tríplice Aliança Alemanha, Hungria, Itália, Tríplice Entende França Hungria e Império Russo
. Nacionalismo Exaltado: Sentimentos de nacionalismo, clima Patriótico e Xenofobia.
. Paz Armada: devido o clima tenso ospaíses desenvolveram um indústria bélica com alto poder de destruição.
. Minoria Nacional: Península Balcânica conhecida como barril de pólvora.
Neste contexto também temos que resultar as rivalidades entre a França e Alemanha devido a Guerra Franco Bruta por terras de extrativismo mineral (Lossana e Lorena) ataques iniciados na Alemanha onde a Brucia (Alemanha) derrotou Franco (França).Desde então as pessoas francesas foram condicionada a odiar os alemães.
Desde o século XIX o continente Africano foi retalhado e dividido entre as grandes Potencias Imperialistas.
Nesta época destacamos os grandes imperadores: Nicolau II da Rússia, Guilherme II da Alemanha e Francisco Jose Imperador da Áustria e suas respectivas quedas no final da guerra.
Esta guerra teve batalhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!