historia e patrimonio musica braliseira

655 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
Arquitetura e Urbanismo 1º período
Disciplina: História e Patrimônio Cultural
Docente: André Soltau

TEXTO 1: ANÁLISE DOS DOCUMENTÁRIOS

A partir dos dois documentários assistidos, “Alquimistas do som” e “Palavra (en) Cantada”, podemos observar a riqueza cultural e, logo musical, que possuímos em nosso país. Desde o descobrimento do Brasil somos influenciados por diferentes partes do mundo, mas sempre tentando buscar a nossa identidade própria.
No documentário “Alquimistas do som”, foi observado os diferentes movimentos musicais que existiram ao longo da história e seus protagonistas. Começando com o experimentalismo, sendo um país com imensa diversidade musical temos a liberdade de experimentar todos os ritmos e estilos existentes. Um exemplo disso é o cantor João Gilberto, um dos criadores da Bossa Nova. Depois disso vem o Tropicalismo, que conseguiu reunir todos os valores da música e mistura de linguagens. Um grande protagonista desse movimento foi Caetano Veloso. Seguindo com a Jovem Guarda, que não deixa de ser um experimentalismo comportamental, onde introduziu-se a guitarra elétrica a partir de Roberto Carlos. Assim veio a Vanguarda Paulista, com Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, entre outros. Por fim veio o experimento com o instrumento que usava de sons da natureza e objetos do cotidiano para criar diferentes tipos ritmos musicais. Seu grande pioneiro foi Hans-Joachim Koelireutter, tendo seu principal centro na Bahia.
Já no documentário “Palavras (en)Cantadas” é feita uma relação entre a literatura e a música. O Brasil nunca teve uma forte influência através da literatura, logo isso passou por meios orais, com a música popular brasileira que é uma relação direta com a poesia e a música.
Podemos concluir que a música brasileira sempre esteve em evolução e ainda está, conseguimos estabelecer uma identidade própria mas nunca paramos de experimentar e esta é a beleza de um país com uma cultura e patrimônios tão

Relacionados