Historia e metodologia em ciências- plano de aula

Páginas: 7 (1518 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
DISCIPLINA: História e Metodologia das Ciências


Plano de aula:
Conteúdo: Plantas: Fotossíntese
Série: 3° ano ensino fundamental

OBJETIVO:
* Reconhecer o processo de fotossíntese;
* caracterizar o processo de fotossíntese;
* compreender a importância da alimentação para os seres vivos;
* conhecer a importância da fotossíntese para os seres vivos;
* ampliar ovocabulário; aguçar os sentidos e expressões;
* desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação.

PROBLEMATIZAÇÃO: Como as plantas se alimentam e como acontece a fotossíntese.
RECURSOS EMPREGADOS: Experiências e confecção de cartazes. Comparação em que em um lado da folha de sulfite as crianças desenhem o processo humano de alimentação e de outro o processo das plantas(fotossíntese).

METODOLOGIA: Por meio de uma roda de conversa a professora introduzira a temática sobre a Fotossíntese é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Por isso, sugere-se que a aula seja iniciada a partir de uma investigação e discussão sobre como os seres vivos se alimentam, partindo dos seres humanos,para então chegar à explicação da fotossíntese.
AVALIAÇÃO: Será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

2) A alfabetizaçãocientífica se caracteriza como o ensino do entendimento ou interpretação dos fatos, ampliando as relações entre os como e os porquês, intensificando a busca por novas formas de explicação. A alfabetização científica ensina a entender, com fundamento cientifico, para agir criticamente perante uma situação, tendo como principal função o aprimoramento e a ampliação do vocabulário cientifico dosestudantes permitindo, de forma contextualizada, identificar o que os conceitos científicos apresentam, culminando, desta forma, com o desenvolvimento de cidadãos capazes de adquirir e explicar conhecimentos, além de aplicá-los na solução de problemas do cotidiano. Existem vários meios para promover a alfabetização científica no meio escolar, como o uso sistemático da literatura infantil, da música,do teatro e de vídeos educativos, reforçando a necessidade de que o professor pode, através de escolha apropriada, ir trabalhando os significados da conceituação científica veiculada pelos discursos contidos nesses meios de comunicação; explorar didaticamente artigos e demais seções da revista Ciência Hoje das Crianças, articulando-os com aulas práticas; visitas a museus; zoológicos, indústrias,estações de tratamento de águas e demais órgãos públicos; organização e participação em saídas a campo e feiras de ciências; uso do computador da internet no ambiente escolar. Neste caso o ambiente escolar se constitui em um local de total importância no processo de alfabetização científica, pois tem a função de proporcionar através destas estratégias citadas, um ambiente de discussão com reflexãocrítica, compreensão do mundo e a resolução de problemas.

3) A nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados. O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie. Assim ao longo da história, os diversos povos criaram seus próprios nomes (códigos) para nomear o que viram a sua volta. Poistodas as línguas existentes no mundo podem identificar um mesmo ser por diferentes nomes. Exemplo: gato; Katze (alemão), cat (inglês), Koshka (russo), chat (francês), neko(japonês), gato (português). Nome científico do gato Felis Cats. Assim as regras de nomenclatura científica permitem que os cientistas de qualquer nacionalidade, entendam e se comunique, com entendimento sobre o que está sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de aula Metodologia do ensino de história
  • Metodologia
  • Historia e metodologia da ciencias
  • História e metodologia da ciência
  • História e metodologia das ciências
  • História e metodologia de ciências
  • História e Metodologia da Ciência
  • Historia e metodologia ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!