HISTORIA E IMPORTANCIA DA ETICA

3036 palavras 13 páginas
Índice

1. Introdução 2
2. Evolução histórica da ética e a sua importância na sociedade actual. 3
2.1. A ética tem varias definições e conceitos: 3
2.2. Evolução histórica da ética 4
2.2.1. Ética Grega 4
2.2.2. Ética Medieval 5
2.2.3. Teorias Éticas Fundamentais 5
2.2.4. Ética Moderna (Séc. XV-XVII) 6
2.2.5. Teorias éticas fundamentais da idade moderna 6
2.2.6. Ética contemporânea (Séc. XIX-XX) 7
2.2.7. Éticas Fundamentais Contemporâneas 7
2.3. Importância da Ética 9
2.3.1. A Ética no Trabalho 9
2.3.2. Ética nas organizações 9
2.3.3. Ética na religião 10
3. Conclusão 11
4. Referências 12

1. Introdução
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
O estudo da ética talvez tenha iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás.
O presente trabalho visa fazer uma abordagem acerca da evolução histórica da ética e a sua importância na sociedade actual. Para a execução do mesmo utilizaram-se consultas em sitios da Internet tendo como resultado que éticos são valores morais impostos pela sociedade determinando a certo e o errado no comportamento do homem perante o seu meio, ajudando-o a formar-se um cidadão com idéias firmadas na moral,

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas