Historia e evolução da getão hospitalar

1409 palavras 6 páginas
O Historia e Evolução a Gestão Hospitalar

Segundo Lima ( 2006) os hospitais são instituições prestadoras de serviços, de grande importância social, que se configuram como sistemas abertos, pois, alem de sofrerem a ação do meio, são influenciados continuamente pelas mudanças que ocorrem em todos os campos sociais.
Ernesto lima ainda cita que e possível encontrar registros que apontam a existência de hospitais em civilizações antigas como a indiana, a egípcia e a romana. Nestas duas ultimas, os templos serviam como hospitais e os doentes eram atendidos tanto em suas necessidades corporais quanto espirituais. Como as contribuições de Hipocrates (460-351 a.C.) e a disseminação dos seus ensinamentos baseados na compreensão integral do homem, os templos passaram a assumir cada vez mais assumir as características de hospitais. Até o século xix, o funcionamento dos hospitais ainda se encontrava em intima relação com o mundo religioso e militar.
Segundo Rotta, C.S( 2004) O processo de industrialização resultou em intenso êxodo das populações para as áreas urbanas e na busca de soluções para os problemas de saúde pública, o que, aliado ao desenvolvimento tecnológico e da medicina cientifica, modificou os papeis desenhados pelo hospital. Este deixava de ser um local para doentes e pobres morrerem e tranformava-se na instituição previlegiada para o tratamento das enfermidades, com as condições de infraestrutura adequadas que não poderiam ser deslocadas para a residência dos pacientes. Assim, passava-se ao Estado a responsabilidade da assistência aos doentes. Borba afirma que o hospital moderno tem diferentes funções,sendo elas: a restaurativa, a preventiva, a de pesquisa, e de integração, todas abrangendo desde a assistência e prevenção à saúde da comunidade, passando pelo ensino como instrumento para aprimorar os recursos humanos em saúde e pela prevenção graças ao enriquecimento da cultura popular,até o desenvolvimento de pesquisas visando à captação de recursos e

Relacionados

  • Tecnologias de gestão
    9798 palavras | 40 páginas
  • Diagnóstico do município de Sarzedo
    9791 palavras | 40 páginas
  • gestão
    11837 palavras | 48 páginas
  • praticas educativas na eja
    194665 palavras | 779 páginas