Historia e evoluçaõ do sindicato no brasil

Páginas: 15 (3553 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
Historia e evolução do sindicato no Brasil

O sindicato e uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista existem sindicatos de trabalhadores como carteiros, metalúrgicos, professores, médicos e ate de empresários (conhecidos como sindicato patronal).
Os sindicatos tem como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticosde seus associados, também são dedicados à área de estudos como palestras e cursos voltados ao aperfeiçoamento profissional do associado.
Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis por organizar as greves e manifestações voltadas a melhorias de condições de trabalhos e salário melhores da categoria.
No Brasil existem também as chamadas centrais sindicais que reúnem sindicatos dediversas categorias CUT e força sindical são as mais conhecidas. Os sindicais são mantidos principalmente pelas contribuições pagas pelos associados(contribuição sindical).
Os sindicatos começaram a ser organizados nas Revoluções industriais na Inglaterra, no começo eram conhecidas como trade unions .......... Esse fenômeno aconteceu quando o antigo sistema econômico, o feudalismo, sai de cena eentra o capitalismo. Com esse processo de transição, a sociedade se divide em duas classes: um lado, a burguesia – dona dos meios de produção (máquinas, matérias primas, entre outros); do outro lado, o proletariado, obrigado a vender a sua força de trabalho aos capitalistas (burgueses). No Brasil a classe operária surge no século 19, tendo como ligação ao processo de mudança na economia que, na época,era o café. No entanto, o início, de fato, ocorre no século seguinte. Foi nessa época que nascia os primeiros sindicatos no país.
Sua origem remonta nos últimos anos do século XIX e está vinculada ao processo de transformação de nossa economia, cujo: substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado; transferência do lucro do café para a indústria; e poder político nas mãos doscafeicultores. Suas primeiras formas de organização foram: 1. Sociedades de socorro e ajuda mútua; e 2. União operária, que com o advento da indústria passou a se organizar por ramo de atividade dando origem aos sindicatos. O objetivo inicial era ajudar os associados no caso de doenças, invalidez, desemprego, pensões para as viúvas.A partir de 1900, aumenta a organização de associações e sindicatos. AConstituição de 24 de fevereiro de 1891 já assinalava a liberdade de associação. Em 1906, surgem os sindicatos dos trabalhadores em ladrilhos, em pedreiras, dos pintores, dos sapateiros, o Sindicato Operário de Ofícios Diversos, etc. Principalmente no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, começa a disseminar-se a organização sindical.
Uma das primeiras lutas organizadas, realizada noRio de Janeiro, ocorreu em 1858, quando os tipógrafos insatisfeitos com os míseros salários que percebiam, declararam-se em greve, exigindo uma elevação de 10 tostões diários em seus vencimentos. Essa greve durou vários dias e foi vitoriosa. Os tipógrafos foram vanguardas não só das lutas como também da organização da classe operária no Brasil.
A Confederação Operaria Brasileira foi organizada,efetivamente, em 1908, por 50 associações sindicais do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, e de outros estados. A COB comandou lutas importantes. Entre elas, realizou grande agitação popular de ordem geral: organizou e dirigiu, em 1908, o movimento popular antimilitarista; a campanha contra o fuzilamento do líder anarquista espanhol Francisco Ferrer, chegando a realizaruma passeata da qual tomaram parte mais de 5 mil pessoas. Sob a influência dos anarquistas, a COB tinha uma estrutura frouxa e começou a fenecer, verificando-se sua inatividade até 1912.
No ano de 1912, por iniciativa da Federação Operária do Rio de Janeiro, organizou-se uma comissão reorganizadora da COB e convocado um congresso para esse fim. Ressurgiu novamente a COB e, com ela, a Voz do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História dos sindicatos no brasil
  • HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA NO BRASIL
  • HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO HANDEBOL NO BRASIL
  • História e Evolução do Direito do Trabalho no Brasil
  • História e evolução do direito do trabalho no brasil
  • História e Evolução da Colheira Florestal no Brasil
  • EVOLUÇÃO DOS SINDICATOS:
  • Sindicatos no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!